Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Departamento de Matemática Promove Seminários On-line 2020 com o Tema "A Multiplicidade de Pontos Singulares" | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/09/2020 16h54, última modificação: 02/09/2020 16h54

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Matemática, promove realização de seminários on-line 2020.

O seminário intitulado "A Multiplicidade de Pontos Singulares" será conduzido por Alexandre Fernandes da Universidade Federal do Ceará (UFC) que será realizado no dia 03 de setembro de 2020, às 16h (horário de Brasília), através da plataforma https://meet.google.com/mun-hbrx-fpz.

Resumo: A multiplicidade de uma curva algébrica C no plano complexo em um ponto p dessa curva é o número de pontos que ocorrem na interseção de C com uma reta geral que passa perto de p. Mostra-se que p é um ponto singular da curva C se, e somente se, esta multiplicidade é maior do que ou igual a 2. Nesta palestra, apresentaremos o conceito clássico de multiplicidade de pontos singulares de conjuntos algébricos complexos (não necessariamente curvas complexas) e abordaremos a natureza da multiplicidade de pontos singulares como invariante geométrico sob a perspectiva da Conjectura da Multiplicidade (Zariski 1971) e de resultados obtidos em parceria com L. Birbrair, J. de Bobadilla e J. E. Sampaio.

Mais informações no site do Depto. de Matemática

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB