Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colóquio de Física 2023 Discute "Yang-Mills Casimir Wormholes Tridimensionais" Ministrado pelo Professor Roberto Maluf | CCEN UFPB

publicado: 21/11/2023 09h04, última modificação: 01/12/2023 07h19

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), divulga a realização do colóquio de Física sobre o tema "Yang-Mills Casimir Wormholes Tridimensionais" ministrado pelo Professor Roberto V. Maluf da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 24/11/2023, às 16h, na sala 201 do PPGF.

No seminário será investigado a possibilidade de buracos de minhoca atravessáveis serem formados a partir da densidade de energia/pressão de Casimir de um campo não-abeliano. Comprovando em laboratório, o efeito Casimir, associado às flutuações quânticas do vácuo, configura - em determinadas condições de contorno - uma das escassas fontes de matéria exótica (densidade de energia negativa) fundamental para a existência de "wormholes" atravessáveis. Além disso, exploramos as propriedades de curvatura do espaço-tempo gerado pelo buraco de minhoca, as condições de energia do fluido-fonte e sua estabilidade através da análise do comportamento da velocidade do som e das equações TOV (Tolman-Openheimer-Volkoff).

Mais informações no site do PPGF

Edição: Júlio César Melo
Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB