Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciclo de Colóquios da Física 2023 sobre o Tema "Correções Gravitacionais à Função Beta da Carga Elétrica" Ministrado por André Carlos Lehum | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 01/06/2023 07h29, última modificação: 01/06/2023 07h29

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), divulga a realização do ciclo de colóquios da Física sobre o tema da vez "Correções Gravitacionais à Função Beta da Carga Elétrica", ministrado pelo Professor Dr. ANDRÉ CARLOS LEHUM, no dia 02/06/2023, às 16h, na sala 201 do PPGF.

André Carlos Lehum é graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Teoria Quântica de Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Supersimetria, Geração Dinâmica de Massa e Gravitação Quântica. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O assunto abordará a teoria do campo gravitacional quantizada para pequenas flutuações em torno da métrica plana e não renormalizável. É preciso um número ilimitado de parâmetros livres para absorver todos os tipos de divergências que são gerados ordem a ordem nos cálculos perturbativos. Por outro lado, efeitos quânticos de gravitação a baixas energias, muito menores do que a escala de Planck (uma escala de energia natural da teoria quântica de gravitação), podem ser calculados no espírito de uma teoria efetiva de campos. Deste ponto de vista, foi proposto que correções quânticas gravitacionais podem fazer com que teorias de calibre se tornem assintoticamente livres, independentemente se na ausência de gravitação essas teorias não exibam tal propriedade. Embora a teoria efetiva de campos da gravidade seja bem definida como uma teoria quântica de campos, alguns detalhes surgem quando aplicada ao estudo das equações do grupo de renormalização.

Mais informações no site do PPGF

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251