Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Promove o "Encontro sobre Ciência e Tecnologia" - Acontece 02/03/2023 | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 28/02/2023 08h38, última modificação: 28/02/2023 09h54

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), o "Encontro sobre Ciência e Tecnologia" no dia 02 de março de 2023, às 10h, no auditório do prédio da direção do CCEN.

O encontro vai debater o papel da pesquisa acadêmica e sua repercussão na sociedade e a parceria entre a secretaria e o CCEN para ampliar o desenvolvimento tecnológico na Paraíba.

O CCEN, um dos mais importantes Centros da UFPB, é referência no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, com uma boa infraestrutura e uma relevante atuação voltada ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e socioeconômico. O centro oferece os cursos de graduação nas áreas de Matemática, Estatística, Física, Química, Ciências Biológicas e Geografia. Na pós-graduação oferece os seguintes programas: Biologia Celular e Molecular (mestrado e doutorado), Ciências Biológicas (mestrado e doutorado), Ensino de Biologia em Rede Nacional (mestrado), Física (mestrado e doutorado), Geografia (mestrado e doutorado), Matemática (mestrado e doutorado), Matemática em Rede Nacional (mestrado), Modelo de Decisão e Saúde (mestrado e doutorado), Química (mestrado e doutorado), Desenvolvimento e Meio Ambiente (mestrado e doutorado). Dentre os programas, quatro têm avaliação Nível 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e um Nível 6, conceituado como Excelência. A nota máxima estipulada pela CAPES, que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, é 7.

O diretor do CCEN, Prof. Dr. José Roberto Soares do Nascimento, enfatiza que “neste século, especialmente, não podemos dissociar desenvolvimento tecnológico da modernização no setor público, juntamente com desenvolvimento da sociedade. Os países que cuidaram da pesquisa tecnológica e do bem-estar social cresceram exponencialmente em relação aos que não deram a devida importância para a ciência. Este Encontro é mais uma ação para integrar o trabalho entre entes públicos, tendo como destino final a sociedade paraibana”.

No evento estarão presentes: a direção do CCEN; o Secretário Cláudio Furtado da Ciência e Tecnologia da Paraíba; o Secretário Adjunto Rubens Freire da SECTIE; o presidente Antonio Guedes Rangel Junior da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB); representantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB, além de estudantes, pesquisadores e professores.

O acontecimento foi publicado no site 'Parlamento PB'.

Edição de Conteúdo Web: Ana Magyar

Redação: Bob Vagner