Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Contribui com Dicas de Leitura Gratuita do E-book "Estratégias Inovadoras no Ensino de Biologia, na Prática e na Formação PROFBIO" | UFPB
conteúdo

Notícias

CCEN Contribui com Dicas de Leitura Gratuita do E-book "Estratégias Inovadoras no Ensino de Biologia, na Prática e na Formação PROFBIO" | UFPB

por Ana Magyar publicado: 14/03/2025 09h18, última modificação: 14/03/2025 09h39

ebook_estrategias_ensino_biologia.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) contribui com dicas de leitura gratuita do e-book “Estratégias Inovadoras no Ensino de Biologia, na Prática e na Formação" (disponível para download), publicado pela Editora da UFPB em 10 de março de 2025 e organizado pelas professoras Fabiola da Silva Albuquerque e Maria de Fátima Camarotti.

O Livro apresenta relatos das práticas de atividades didáticas, elaboradas e aplicadas a estudantes do ensino médio por professores(as) da educação básica Mestre(as) e Mestrandos(as) do programa, as quais se constituíram em inovações na prática de cada um deles. Os autores dos capítulos são egressos das turmas 2017, 2018 e 2020 e os discentes das turmas 2022 e 2023, revelando a perenidade do impacto da formação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO).

O volume está dividido em três partes: A PARTE I – AMBIENTE com seis capítulos e a PARTE II – CORPO com sete capítulos descrevem experiências didáticas que se constituem em fonte de ferramentas que podem ser apropriadas ou servir de inspiração para os(as) professores(as) da educação básica e do ensino superior. A PARTE III – FORMAÇÃO apresenta dois capítulos teóricos que abordam assuntos presentes nas disciplinas obrigatórias do nosso Programa. A origem motivacional desses textos foi fornecer material de apoio durante o Mestrado aos nossos discentes e aqueles da Rede. Contudo, a abrangência dos temas aqui desenvolvidos torna o alcance deles bastante amplo. O primeiro trata sobre a saúde única, conceito recente e de grande importância para os fenômenos atuais que exigem a integração entre ambiente, saúde e sociedade. O segundo, focaliza o conceito central da fisiologia, a homeostase, na busca por uma abordagem integrada com o intuito de fomentar o ensino-aprendizagem desse tema. Os capítulos deste livro poderão servir para a atualização e a reflexão sobre a prática docente em todos os níveis. Em todos os casos, nossa expectativa é de contribuir com a formação continuada na direção da utilização de abordagens de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa dos estudantes.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251