Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador do PPGG, Jorge Casé, Prevê Colapso no Abastecimento de Água nos Próximos Anos na Paraíba | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Pesquisador do PPGG, Jorge Casé, Prevê Colapso no Abastecimento de Água nos Próximos Anos na Paraíba | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 25/06/2019 19h44, última modificação: 25/06/2019 22h20

O pesquisador Jorge Casé, do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) do Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluiu em sua tese de doutorado que o abastecimento de água em Campina Grande pode passar por crises intensas nos próximos anos.

Segundo Jorge Casé, o reservatório Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e outros oito municípios paraibanos, atingiu o pior volume da sua história apresentando 2,9% da sua capacidade total, o qual gerou um sistema de racionamento que só foi suspenso depois que as águas da transposição do Rio São Francisco chegaram ao Rio Paraíba. Mas elas podem não ser suficientes para impedir que a escassez volte ao reservatório pois fatores naturais e interferências humanas afetam o volume de água.

As projeções de crescimento da população, baseadas nos últimos censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que até 2030 a população dos municípios abastecidos pelo reservatório pode ser de quase 600 mil habitantes. Previsões obtidas pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) indicam que esse contingente de pessoas utilizaria cerca de 5 milhões de litros de água por mês. Nesse cenário populacional, as tendências de precipitação e de variações climáticas apresentaram três previsões diferentes para o volume de água no reservatório, com reduções de precipitação de 40%, 45% e 50%.

O especialista sugere como alternativa a instalação e reativação de estações pluviométricas e fluviométricas ao longo da bacia do Rio Paraíba, bem como o monitoramento e identificação de outros reservatórios para diagnosticar onde a água pode ficar retida. Ressalta ainda que é importante incentivar práticas conservacionistas por parte de agricultores para a preservação do solo e realização de campanhas de conscientização dos habitantes para o uso mais consciente da água.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br