Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGF Realiza o 14º Ciclo de Colóquios com o Tema 'Físicos em Espaços-Tempos Curvos' Ministrado pelo Prof. Dr. Luis César Nunes dos Santos | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 11/07/2019 10h32, última modificação: 15/07/2019 11h16

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o décimo quarto ciclo de colóquios 2019.1 sobre o tema 'Físicos em Espaços-Tempos Curvos' ministrado pelo Professor Dr. Luis César Nunes dos Santos, a ser realizado no dia 12/07/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus Universitário da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Luis César Nunes dos Santos, físico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é mestre e doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lecionou disciplinas em diversos cursos na graduação na UFSC quando professor contratado do departamento de Física. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, Física Nuclear e de Hádrons, Relatividade Geral, Geofísica Espacial, atuando principalmente no estudo de soluções de equações de onda da mecânica quântica utilizando métodos algébricos, mecânica quântica relativística e não-relativística, equações de Klein-Gordon e Dirac, ejeções coronais de massa, tempestades geomagnéticas.

Na palestra será apresentada uma breve revisão sobre conceitos fundamentais da Relatividade Geral. O foco será mostrar algumas implicações dessa teoria em sistemas clássicos e sistemas quânticos simples além de aspectos históricos envolvidos. Tendo em vista a recente observação do horizonte de eventos de um buraco negro, trataremos brevemente das previsões dessa teoria que implicam na existência desses objetos relativísticos.

Mais informações no site do PPGF

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251