Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Acadêmico > Estágio Supervisionado
conteúdo

Estágio Supervisionado

por danielrocha publicado 05/04/2016 12h08, última modificação 29/04/2019 16h30

O estágio curricular supervisionado é um componente curricular obrigatório norteado pelos princípios da integração teoria e prática, realizado pelo estudante na própria Instituição ou em unidades concedentes de estágios, sob a forma de vivência profissional sistemática, intencional, acompanhada e constituída na interface do Projeto Pedagógico de Curso – PPC (Resolução CONSEPE 16/2015).

O exercício do estágio traz os seguintes benefícios:

(i)  promove a integração teórica-prática dos conhecimentos, habilidades e técnicas desenvolvidas no currículo complementar à formação profissional;

(ii) atenua o impacto da passagem da vida acadêmica para o mercado de trabalho;

(iii)  desenvolve e estimula as potencialidades individuais, capacitando os alunos a adotar modelos de gestão e processos inovadores e a fomentar a iniciação científica à pesquisa e ao desenvolvimento da ciência e da prática da Engenharia Ambiental

Há dois tipos de estágio: supervisionado obrigatório e o não-obrigatório. O estágio obrigatório está estabelecido na forma de duas disciplinas (Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II). O aluno poderá se matricular em Estágio Supervisionado I se tiver concluído pelo menos 190 créditos no curso, e poderá se matricular em Estágio Supervisionado II se tiver cursado a disciplina anterior.

Em ambos estágios obrigatório e não-obrigatório, o aluno precisa ter um professor orientador na UFPB além do supervisor, que é o profissional na empresa/instituição na qual ocorre o estágio.

A Coordenação de Estágio e Monitoria  (CEM), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), é o órgão responsável pelo gerenciamento dos estágios na UFPB. Mais informações sobre legislação referente a estágio, formulários, empresas e instituições conveniadas, entre outras, podem ser obtidas em www.prg.ufpb.br.

Esses são os formulários que devem ser entregues pelo aluno na coordenação, na entrega do Relatório de Estágio:

Para a elaboração do relatório o aluno deve seguir as Instruções para o relatório de Estágio.
A partir do período 2018.1 os alunos que irão cursar Estágio supervisionado I e II devem preencher o formulário para cadastro, nele devem coolocar o nome, matrícula e o nome e matrícula SIAPE do orientador, nome do supervisor , bem como a assinatura destes.

Para os alunos que irão entregar um relatório de Pesquisa ou Extensão deve entregar junto ao relatório a declaração do orientador da atividade preenchido e com a nota atribuída, o modelo pode ser encontrado abaixo: