Você está aqui: Página Inicial > Contents > NOTÍCIAS > II Feira de Inovação e Tecnologia mostra pesquisas desenvolvidas na UFPB
conteúdo

Notícias

II Feira de Inovação e Tecnologia mostra pesquisas desenvolvidas na UFPB

Curso de Engenharia de Alimentos na II Feira de Inovação e Tecnologia

Apresentar as diversas pesquisas que a UFPB desenvolve nas várias áreas do conhecimento. Esse foi o objetivo da II Feira de Inovação e Tecnologia realizada na quarta (25), no Bloco Multimídia do Centro de Tecnologia (CT), campus I, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017.
publicado: 30/10/2017 17h55, última modificação: 30/10/2017 17h55

Mariana Fernandes e Raíssa Porto, alunas do último período do curso de Engenharia de Alimentos da UFPB, participaram da II Feira de Inovação e Tecnologia com pesquisas realizadas para seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que, em comum, apresentam novas formas de consumir alimentos típicos do Nordeste brasileiro, como a batata-doce e a fruta-pão. 

Sob a orientação da professora Helenice Duarte, Raíssa produziu coxinhas e chips a partir da polpa da fruta-pão. A aluna conta que tem a expectativa de patentear a experiência. “O que fizemos foi agregar valor a um produto muito comum, mas pouco consumido na nossa região”, explicou.

 

Já Mariana extraiu a fécula da batata-doce, que permitiu a elaboração de tapioca e biscoitos. Com o subproduto extraído, a aluna criou uma farinha. “A tapioca já existe no mercado, mas é possível fazer outros produtos que tenham a batata-doce como matéria-prima”, defendeu. 

Paralelamente à feira, no período da manhã, foram realizados o workshop "Elaboração de Projetos com objetivo de captação de recursos de subvenção" e o minicurso "Sistema de Gestão de Qualidade - Processo de implementação e certificação da norma ISO 9001: 2015". À tarde, os participantes puderam participar de palestras sobre inovação e tecnologia.