Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Programas Acadêmicos
conteúdo

Programas Acadêmicos

por danielrocha publicado 14/12/2015 10h37, última modificação 27/10/2017 10h14

A pesquisa se constitui em um dos principais eixos estruturadores do Curso de Ciências Sociais. Para cumprir seus objetivos, este eixo foi organizado da seguinte maneira: as primeiras disciplinas (Metodologia do Trabalho Científico, Pesquisa Aplicada às Ciências Sociais, Métodos de Pesquisa Qualitativa e Mensuração e Análise de Dados) darão o embasamento teórico-metodológico necessário para introduzir o discente na prática da pesquisa, que se dará através dos Estágios Supervisionados e, posteriormente, no Trabalho de Conclusão de Curso. É desejável que o aluno desenvolva sua monografia com base nas diferentes experiências de participação nos projetos institucionais, tais como: PIBIC, PROBEX, PROLICEN, PIBID, etc.

 

a) PIBIC - Programa Institucional de Iniciação Científica

Objetivo: O Programa Institucional de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, em todas as áreas do conhecimento, mediante participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores produtivos, contribuindo, assim, para a formação de recursos humanos para a pesquisa. (Art. 4º da Resolução nº 17/2007 do CONSEPE).

Informações: http://www.prpg.ufpb.br

 

b) PROBEX - Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFPB

Objetivos: Incentivar a participação de alunos, servidores técnicos e professores nas atividades de extensão da UFPB, contribuindo para o seu fortalecimento e estimular o desenvolvimento da criatividade na busca de soluções frente ao confronto do saber científico com o saber popular, aprimorando o processo formativo de profissionais enquanto cidadãos (Arts. 2º e 3º da Resolução nº 76/97 do CONSEPE).

Informaçõeshttp://www.prac.ufpb.br

 

c) PROLICEN - Programa de Licenciatura

Objetivos: Promover uma efetiva articulação dos cursos de Licenciatura com a Educação Básica, desenvolvendo a integração e a parceria da UFPB com a rede pública de ensino, o que deve favorecer a formação do licenciando e a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Informaçõeshttp://www.ufpb.br/prg/content/curriculos-e-programas