Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota CCCB sobre a greve

Nota CCCB sobre a greve

publicado: 04/06/2024 08h42, última modificação: 04/06/2024 08h42

Estamos em greve na UFPB!

Na última quarta-feira, 29 de maio, foi aprovada em assembleia a deflagração da greve docente na UFPB, somando os votos dos quatro Campi da universidade (Favoráveis - 167; Contrários - 38 e Abstenções - 02).

Desta forma, nos juntamos a um MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO de docentes, do qual já participavam cerca de 61 Instituições Federais de Ensino (IFE) da base do ANDES – Sindicato Nacional e mais 48 da base do SINASEFE, além de nos somarmos à greve dos servidores e servidoras técnico-administrativos e em educação (TAE) de do todo país, representados pela FASURA, que já haviam paralisado as atividades desde março passado.

Na pauta de reivindicação dos servidores públicos da educação federal, os três sindicatos legítimos (ANDES-SN, SINASEFE e FASUBRA) pontuam (1):

1. Recomposição do orçamento das IFE em 2024 de pelo menos R$2.5 bilhões para viabilizar as atividades básicas do ano;

2. Mesa de negociação efetiva, em torno da contraproposta construída pela categoria docente, com reajuste que contemple a inflação recente ainda em 2024 para ativos e aposentados, além dos 9% em 2025 e 5,6% em 2026;

3. Revogação das normativas criadas nos governos anteriores que criam obstáculos para as promoções e progressões de docentes (IN 66/2020), para implementação do tripé ensino-pesquisa-extensão entre os docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), que inclui a educação básica e técnica que acontece tanto nas universidades e institutos federais, quanto nos CEFET e escolas/colégios de aplicação (Portaria 983/2022), dentre outras;

4. Destituição imediata dos interventores indicados pelo governo Bolsonaro para reitorias das cerca de 20 universidades;

5. Manutenção da negociação sobre a reestruturação da carreira docente de forma democrática e coletiva, descolada do reajuste salarial.

O Comando Local de Greve (CLG) será instalado hoje, 03 de junho, à tarde, e o dia será marcado em todo o país como Dia de Luta em Defesa da Educação Federal (2). Por causa disso, é esperado que o semestre 2024/1 tenha calendário suspenso pelo CONSEPE, ou seja, AS AULAS NÃO DEVEM COMEÇAR EM 05 DE JUNHO! Entretanto, é necessário aguardar a comunicação oficial da UFPB sobre o calendário!

O movimento reivindicatório do(a)s TAE e docentes da Educação Federal é justo e devido, diante da ausência de negociação efetiva desde o ano passado, em torno inclusive de pautas de campanha do governo federal atual, e da forma como o movimento sindical vem sendo tratado pelo governo federal (3)!

Sugerimos, então, que o(a)s discentes busquem informação junto a suas entidades de representação (CARBAL e/ou DCE, por exemplo) para se informar sobre o andamento da greve na UFPB.

As Coordenações de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado (cursos presenciais), continuarão funcionando para atendimento acadêmico, porém de forma precária, utilizando preferencialmente o E-mail (cccb@dse.ufpb.br) ou whatsapp das 8h às 12h (Secretaria: 83 3216-7407; Bach: 83 99639-6343 – Artur Souza e 83 98853-7103 – Cristine Hirsch; Lic: 83 99999-1448 – Paulo Montenegro e 83 99997-3833 – Hugo Garcia).

A greve docente na UFPB demorou a acontecer, torcemos para que haja negociação efetiva e que a greve seja forte e breve.

Nos vemos na luta por uma educação superior gratuita, laica e de qualidade!

Artur Henrique Florentino de Freitas Souza                             Cristine Hirsch

Bach – Coordenador                                      Bach – Vice-Coordenadora

Paulo Fernando Guedes Pereira Montenegro         Hugo Enrique Mendez Garcia

Lic – Coordenador                                                    Lic – Vice-Coordenador

(1) Para maiores detalhes, consulte: https://www.instagram.com/p/C7c8dt2xoeD.

(2) Dia nacional de luta em defesa da Educação Federal: https://www.instagram.com/p/C7mMzM2iLg1/?igsh=cTdrNjAxZWljOWVq

(3) Descaso e desrespeito do governo federal às reivindicações: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/acordo-assinado-pela-proifes-nao-atende-as-demandas-da-categoria-greve-continua1