Você está aqui: Página Inicial > Contents > TCCs > 2020.1 > COMPATIBILIDADE ENTRE O FUNGO FILAMENTOSO ENTOMOPATOGÊNICO Aspergillus sp. NA01 COM INSETICIDAS USADOS NO MANEJO INTEGRADO DA LAGARTA-ROSCA Agrotis ipsilon (HUFNAGEL, 1766) (LEPIDOPTERA:NOCTUIDAE)
conteúdo

COMPATIBILIDADE ENTRE O FUNGO FILAMENTOSO ENTOMOPATOGÊNICO Aspergillus sp. NA01 COM INSETICIDAS USADOS NO MANEJO INTEGRADO DA LAGARTA-ROSCA Agrotis ipsilon (HUFNAGEL, 1766) (LEPIDOPTERA:NOCTUIDAE)

por Edson Luiz Folador última modificação 25/02/2021 16h49
Agrotis ipsilon é uma praga no Brasil capaz de danificar diversas espécies vegetais de relevância econômica. Tendo em vista isso, há interesse e procura por formas de controlar esta praga com maior eficácia e seletividade, para que haja diminuição nas perdas da produtividade, e também que não prejudique o ambiente. O manejo integrado de pragas é um método promissor, pois utiliza inseticidas compatíveis com fungos que promovem patogenicidade em insetos. Sendo assim, o trabalho avaliou a fungitoxicidade de inseticidas utilizados no controle da A. ipsilon sobre o fungo Aspergillus sp. NA01. Para realização das análises, foram utilizados os inseticidas Fipronil, Malathion e Diazinon, utilizados em suas concentrações subletais. Foram avaliados os parâmetros de crescimento vegetativo, conidiogênese e viabilidade dos conídios. Para essas análises foram utilizados o meio de cultivo ágar-Sabouraud-dextrose com os inseticidas acrescidos de antibiótico e dois meios contendo apenas ágar-Sabouraud-dextrose mais antibiótico para o controle positivo e sem antibiótico para o controle negativo. O experimento foi avaliado durante 10 dias em temperatura ambiente. Foi observado que não houve diferença de crescimento entre os grupos controles e o crescimento no meio contendo Diazinon. Já os inseticidas Malathion e Fipronil apresentaram uma redução significativa no crescimento vegetativo. Para o teste de viabilidade dos conídios, foi feita uma suspensão de conídios em 40 mL de água destilada mais uma concentração de 1x104 conídios/mL-1, e desta suspensão foi inoculado 20 µL em placas de petri. Os três inseticidas apresentaram uma redução na esporulação e na viabilidade quando comparados com os grupos controles. Sendo essa redução mais expressiva observada no inseticida Malathion (23.67 %). Foi observado que os inseticidas Fipronil e Diazinon apresentaram uma viabilidade semelhante dos conídios de 54.10 % e 55.90 % respectivamente. Portanto, apenas o Fipronil e Diazinon foram considerados compatíveis com o isolado Aspergillus sp. NA01 in vitro e possuem potencial para serem explorados no manejo integrado para controle de A. ipsilon. Palavras-chave: Controle biológico. Efeito fungitóxico. Inseticida, Pesticida.