Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Informativo para o Período Suplementar

Informativo para o Período Suplementar

Mediante a situação de isolamento social determinado pela Organização Mundial de Saúde e Portarias do Ministério da Educação a UFPB aprovou o calendário do período suplementar, que objetiva o desenvolvimento de atividades para os discentes ativos da instituição
publicado: 29/05/2020 16h37, última modificação: 31/05/2020 18h26

Informativo para o Período Suplementar

Coordenação do Bacharelado em Biotecnologia

João Pessoa, 29 de maio de 2020.

Mediante a situação de isolamento social determinado pela Organização Mundial de Saúde e Portarias do Ministério da Educação que suspendeu as aulas presenciais até segunda ordem, a UFPB aprovou o calendário do período suplementar, que objetiva o desenvolvimento de atividades para os discentes ativos da instituição.

Assim, optou-se por ofertar cursos e algumas disciplinas para que os discentes que possam fazê-los tenham um vínculo com a instituição neste período (08 de junho de 2020 a 14 de agosto de 2020). Lembramos que todas as atividades fornecidas neste período são facultativas, ou seja, não obrigatórias.

Os cursos estarão disponibilizados na plataforma SigEventos a partir do primeiro dia de matrícula, e são os descritos a seguir:

Curso:Visualização e análise de rede de interação proteína-proteína com o programa Cytoscape”,
Prof. Edson Luiz Folador. Carga horária: 20h.
Inscrição: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/ppi-cbiotec

Curso:Envolvimento dos Canais Iônicos no Câncer”,
Prof. Demétrius Antônio Machado de Araújo. Carga horária: 30h.

Curso: “Introdução à Química Analítica” para os discentes do Curso de Biotecnologia. SigEventos
Profa. Amália Geíza Gama Pessoa. Carga horária: 40h.

Curso: “Bebidas fermentadas” (inclui hidromel, kombucha, iogurte, fermentados de frutas, cerveja).
Prof. Kristerson Reinaldo de Luna Freire. Carga horária: 75h.

Veja aqui tutorial para se inscrever nas atividades do SIgEventos.

Como componente obrigatório, será ofertada a disciplina Pesquisa Aplicada à Biotecnologia (Código 2203024)
Vinícius Guzzoni.

Como componente optativo, será ofertada a disciplina Introdução à Patologia (Código 2203012).
Profa. Sildivane Valcácia Silva.

Veja aqui tutorial para fazer o primeiro acesso via Sigaa.

Para os discentes que já cursaram disciplinas e não lograram êxito, o Centro de Biotecnologia ofertará alguns componentes na condição de TURMA DE REPOSIÇÃO, que segue as recomendações da Resolução N° 16/2015,

Art. 146 A matrícula em turma de reposição é privativa do estudante que satisfaz todos os seguintes requisitos, além das demais condições normalmente exigidas para matrícula em turmas:

I – O estudante deve ter cursado o mesmo componente curricular em um dos dois últimos períodos letivos regulares, sem obter êxito, mas satisfazendo os critérios de assiduidade e com média final igual ou superior a 3 (três), excetuando-se esta última exigência se o componente curricular não tiver rendimento acadêmico expresso de forma numérica.

Disciplinas ofertadas como TURMA DE REPOSIÇÃO:

• Introdução à Sistemática Vegetal (Código 2203001), com a profa. Maria de Fátima Agra;
  • Farmacologia Aplicada a Biotecnologia (Código 2201012), com o prof. Rafael de Almeida Travassos;
  • Imunobiologia I (Código 2203020), com o prof. Valnês da Silva Rodrigues Júnior.

A coordenação de curso de graduação em biotecnologia informa que nos dias 01, 02 e 03 de junho estará de plantão, das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h para auxiliar aqueles que porventura estejam com alguma dificuldade para realização de matrícula nas atividades ofertadas pelo curso, no calendário suplementar supracitado.

O contato poderá ser feito inicialmente, a partir do e-mail: coordbiotec@cbiotec.ufpb.br. O discente deverá enviar sua dúvida por e-mail, informando também o número de contato telefônico, para a coordenação entrar em contato, caso seja necessário.

Profa. Sildivane Valcácia Silva

Coordenadora do Bacharelado em Biotecnologia