Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ENADE 2019: Arquitetura e Urbanismo - CT/UFPB

ENADE 2019: Arquitetura e Urbanismo - CT/UFPB

Procedimentos sobre o ENADE 2019 para os alunos da graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPB
publicado: 11/07/2019 15h42, última modificação: 03/09/2019 09h29

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo a regularidade do estudante perante o Exame condição necessária para a conclusão do curso de graduação. (Fonte: INEP)

O ENADE 2019 avaliará os seguintes cursos da UFPB: a) Agronomia; b) Arquitetura e Urbanismo; c) Biomedicina; d) Educação Física; e) Enfermagem; f) Engenharia Ambiental; g) Engenharia Civil; h) Engenharia de Alimentos; i) Engenharia de Computação; j) Engenharia de Produção; k) Engenharia Elétrica; l) Engenharia Mecânica; m) Engenharia Química; n) Farmácia; o) Fisioterapia; p) Fonoaudiologia; q) Medicina; r) Medicina Veterinária; s) Nutrição; t) Odontologia;  u) Zootecnia.

É de responsabilidade das IES e dos estudantes habilitados acompanhar a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao Enade 2019, que forem publicados no Diário Oficial da União e/ou informados no Portal do Inep em http://inep.gov.br/enade.

Estudantes Habilitados

Estudantes Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2019, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019 (até 30/08/2019);
LISTA DE INGRESSANTES HABILITADOS EM 10/07/2019

Estudantes Concluintes: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019 (30/08/2019), ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2020.
LISTA DE CONCLUINTES INSCRITOS EM 30/08/2019

Os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2019, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep ao final do período de inscrições.

Os estudantes concluintes habilitados, devidamente inscritos pela IES, ficam convocados para participação no Enade 2019.

Do Exame

Aos concluintes selecionados, o exame é composto por:

1- Prova - 24 de novembro de 2019 (obrigatório)

2 - Questionário do Estudante - Preencher após cadastro no site http://enade.inep.gov.br/enade/ entre os dias 02/09/2019 e 21/11/2019 (obrigatório)

3 - Questionário de Percepção de Prova (obrigatório - preenchido junto com a prova)

Consulta aos locais de prova, solicitações de atendimento especial e solicitações de dispensa do exame deverão ser realizadas pelo estudante no site http://enade.inep.gov.br/enade/

Das Obrigatoriedades

Os estudantes habilitados terão sua situação de regularidade perante o Enade divulgada pelo Inep, no Sistema Enade, em relatório específico, a partir de 02/01/2020. Os estudantes que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade, nos termos do Edital, ficarão em situação irregular perante o Enade. Ou seja, estudantes habilitados não inscritos, que não preencham o cadastro com informações pessoal, que não preencham o questionário no prazo, ou que faltem a prova sem justificativa comprovada conforme Edital, ficaram impedidos de obter colação de grau até a próxima edição do ENADE, em 2021.

É necessária a leitura do Edital INEP Nº 43, de 4 de junho de 2019, com atenção ao cronograma do Exame, em relação aos prazos para pedidos de nome social, atendimento especializado/específico, divulgação de local de prova, assim como os critérios para dispensa do estudante.

Links Úteis

Confira o edital do Enade 2019

Confira as portarias com as diretrizes de prova de cada área

Provas anteriores e Gabaritos