Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Workshop Revolução Microbiana: Avanços dos Estudos de Microbioma na Agropecuária

De 27 a 29 de novembro de 2018
por Ivandro Candido publicado: 20/11/2018 11h38, última modificação: 20/11/2018 11h40

Os micro-organismos desempenham papel extremamente relevante na agropecuária, regulando funções essenciais para o crescimento de plantas e animais. O conjunto de micro-organismos (bactérias, árqueas, fungos, protozoários e viroses) que vivem associados às plantas ou animais é denominado microbioma. A compreensão da organização e funcionamento de microbiomas é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias para aumento da produção vegetal e animal, de forma mais eficiente e sustentável, mais compatíveis com os desafios globais de segurança alimentar, mudanças climáticas e limitações de recursos. É a nova revolução na produção de alimentos.

Nesse workshop serão abordados temas relevantes para o entendimento de microbiomas vegetais e animais, inclusive aspectos práticos de metodologia analítica e interpretação de dados de sistemas microbianos complexos. O objetivo desse workshop é introduzir o tema aos jovens estudantes e possibilitar, simultaneamente, o aprofundamento de conhecimentos sobre microbiomas e bioinformática aplicada à análise de dados gerados por sequenciamento de alto rendimento (NGS), através de treinamento prático e estabelecimento de redes de colaboração.

Workshop: Revolução Microbiana: Avanços dos Estudos de Microbioma na Agropecuária

Datas: 27 a 29 de Novembro de 2018

Local: Prédio Central, CCA, UFPB, Areia