Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa-Portugal realiza ações de internacionalização com o CCA/UFPB
conteúdo

Notícias

Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa-Portugal realiza ações de internacionalização com o CCA/UFPB

por Ivandro Candido publicado: 09/12/2019 09h11, última modificação: 09/12/2019 09h17

 

Missão Internacional 1.jpg

(da esquerda para a direita: Prof. Ricardo Guerra (vice diretor do CCA), Prof. Rui José Branquinho, Prof. Ariosvaldo Medeiros e Prof. Manoel Bandeira (diretor do CCA) 

 

(informações e fotos: Prof. Ariosvaldo Nunes de Medeiros) 

No  período de 27 de novembro a 08 de dezembro de 2019 , o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu a visita do professor Dr. Rui José Branquinho de Bessa, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa-Portugal.  

Esta visita é uma das ações da Missão Internacional cujo objetivo é promover e consolidar ações de internacionalização com instituições e pesquisadores  através de pesquisas de relevância global, que envolvam estratégias de controle e qualidade de alimentos para caprinos e ovinos, proporcionando mobilidade cientifica e a colaboração para a transferência de técnicas e metodologias na área de estudo de avaliação e qualidade de alimentos e, estabelecer termos de parcerias entre as instituições para consolidação de projetos de pesquisas e mobilidade de docentes e discentes.

As pesquisas realizadas na UFPB que abordam a interface entre a nutrição e o desenvolvimento de produtos cárneos e lácteos de caprinos e ovinos, foram os principais interesses da missão de trabalho, que envolveram docentes e discentes do PDIZ/PPGZ e que proporcionarão ampla troca de conhecimentos científica e da estrutura laboratorial da FMV-ULisboa e da UFPB, para o desenvolvimento de pesquisas com impacto direto sobre a produção da carne e de leite com qualidade nutricional diferenciada. 

Também estão sendo desenvolvidas atividades de ensino com os seguintes temas: Estratégias de diferenciação dos produtos de caprinos e ovinos – Origem geográfica, sistema de produção e valor nutricional; e, Metabolismo ruminal dos lipídios, modulação e o impacto na composição em ácidos graxo do leite e carne. Ao final da missão de trabalho será firmado um termo de convênio de intercâmbio científico internacional entre as instituições.

 

Grupos de Pesquisas Envolvidos:

CIISA - Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health (CIISA)-Portugal

Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (PDIZ/CCA/UFPB)-Brasil

 

Pesquisadores Coordenadores:

Dr. Rui José Branquinho de Bessa - CIISA/FMV-ULISBOA

Dr. Ariosvaldo Nunes de Medeiros - CCA/UFPB

Projetos:

Compostos Bioativos de Plantas da Caatinga como Moduladores da Digestão, Fermentação e Biohidrogenação Ruminal em Caprinos – CNPq.

Ciências Omicas aplicadas à prevenção da resistência antimicrobiana na interface homem-animal-ambiente – Uma abordagem One Health – CAPES -PrInt /UFPB

Missão Internacional 2.jpg

 (da esquerda para a direita: Professores Edson Mauro, Juliana Silva, Celso J. Bruno, Patrícia Givisiez, Rui José Branquinho e Ariosvaldo Medeiros)