Notícias
Ex aluno do CCA é o novo chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental
(Com informações da Embrapa Amazônia Oriental)
O pesquisador Walkymário de Paulo Lemos é o novo chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental e inicia o mandato no dia 09 de agosto, após aprovação no processo seletivo interno e confirmação pela Diretoria-Executiva.
O mandato será de dois anos, prorrogável por até duas vezes em igual período, podendo chegar a seis anos. Doutor em Entomologia, formado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da paraíba (UFPB), Walkymário chega ao cargo máximo da unidade descentralizada da Embrapa na Amazônia Oriental ao atingir a maioridade de casa, 18 anos, com desafio de inovar, incluir e transformar realidades na Amazônia Oriental, slogan que traz a tônica do novo mandato.
Com a experiência de sete anos de gestão como chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, função exercida até maio deste ano, o novo chefe-geral explica que o trabalho será pautado interno e externamente, no fortalecimento da atuação da Embrapa Amazônia Oriental no ecossistema de inovação, alinhado aos novos tempos e formas de trabalho preconizado pela diretoria da Empresa, para unir as estratégias, estruturas, processos e as equipes de trabalho, parte fundamental de toda a gestão, para o fortalecimento das competências e das capacidades de entrega, visando à geração e promoção da inovação em benefício da sociedade brasileira.
E para se alcançar esse objetivo, o novo gestor destaca a palavra parceria como vetor de inovação. Parceria essa, que começa dentro dos muros da Empresa, ao reconhecer a importância vital de cada um dos 406 empregados para transformar a pesquisa agropecuária em inovações que contribuam com a transformação, com sustentabilidade, das realidades da região. Tudo isso de mãos dadas com a sociedade em suas mais diversas formas de representação, se aproximando cada vez mais de quem promove o desenvolvimento, com gestores municipais, estaduais, governo federal, parlamentares, assim como empresas privadas, e demais atores da agricultura familiar e do agronegócio. “Sempre que falamos no fortalecimento de nossa atuação no ecossistema de inovação estamos nos referindo a inovação tecnológica tradicional, mas também de inovação social, para que possamos, de fato, responder aos anseios e necessidades da sociedade”, garante Lemos.
A Diretoria do CCA congratula o nosso egresso, o qual compõe uma vasta rede de ex-alunos que fortalece a imagem da nossa instituição em todo o país. Nesta oportunidade, deseja sucesso nas atividades frente à Embrapa na Amazônia Oriental.