Notícias
Centro de Ciências Agrárias da UFPB instala equipamentos de Tecnologia da Informação e segurança de acervos
A Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres, localizada no campus II – Areia recebeu os equipamentos com tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) com o objetivo de promover maior controle e segurança dos acervos.
Para os bibliotecários do campus, Juccia Nathielle e Edilson Targino, os equipamentos visam uma melhor gestão do material bibliográfico, assim como facilita a realização do inventário do acervo. Essas ações contribuem para racionalizar o tempo de trabalho, além de oferecer maior praticidade no cuidado e zelo com o patrimônio público. O sistema de bibliotecas da UFPB em parceria com as direções de Centro e Reitoria caminham para a modernização das suas unidades investindo em equipamentos e recursos que contribuem para a melhoria dos serviços oferecidos pelas bibliotecas.
Os equipamentos instalados são:
Conjunto de antenas de detecção e prevenção de furtos tecnologia RFID;
Leitor RFID Móvel/Portátil – Tecnologia RFID;
Leitor de mesa RFID – Tecnologia RFID;
Etiquetas RFID para livros e periódicos – Tecnologia RFID;
Etiquetas RFID para CD e DVDs – Tecnologia RFID.
De acordo com o diretor do campus, prof. Manoel Bandeira, a aquisição do sistema de segurança de acervos com Tecnologia RFID foi possível graças ao investimento de recursos disponibilizados pela Reitoria da UFPB e de recursos próprios do Centro de Ciências Agrárias. Segundo o diretor esta aquisição “marca um avanço extraordinário na qualidade dos serviços da nossa biblioteca setorial, que ganha em agilidade, comodidade e segurança do nosso acervo de livros, teses, dissertações e demais itens. E claro, não poderia deixar de frisar que essa conquista só foi possível graças ao esforço dos nossos dedicados bibliotecários locais que se empenharam pessoalmente nas etapas técnicas de preparação do projeto que culminou nesta aquisição".
O processo de preparação do acervo para utilização da tecnologia já foi finalizado, estamos na fase de testes e treinamentos da equipe, esperamos começar o semestre com força total utilizando mais este recurso, agradecemos o total apoio da Direção de Centro que não hesitou em envidar esforços para garantir mais esse investimento para a nossa biblioteca, afirma à bibliotecária Juccia Nathielle.