Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Acesso às redes wi-fi requer cadastro de usuário e senha
conteúdo

Notícias

Acesso às redes wi-fi requer cadastro de usuário e senha

Na Biblioteca Central, UFPB Sem Fios e Eduroam funcionam desde abril de 2017; STI está desenvolvendo a rede UFPB Visitantes
publicado: 08/03/2019 08h21, última modificação: 18/10/2022 10h41

A Universidade Federal da Paraíba conta atualmente com dois tipos de redes wi-fi, a UFPB Sem Fios e a Eduroam (education roaming). Na Biblioteca Central, por exemplo, o serviço está disponível desde abril de 2017. Conforme a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), para acessar essas redes é necessário o cadastramento de usuário e senha no Sistema Integrado de Gestão Atividades Acadêmicas (SIGAA). 

Clique aqui para configuração do uso da rede UFPB Sem Fios em Android, Linux e Windows. Para MAC e iOS, não é necessário configurar, basta conectar-se à rede UFPB Sem Fios e inserir usuário e senha do SIGAA. A STI informou ainda que está desenvolvendo a UFPB Visitantes, que deverá ser liberada brevemente e repassada aos usuários da UFPB. 

A rede Eduroam também utiliza as credenciais do SIGAA. Nesse caso, o usuário será usuariodosigaa@ufpb.br e a senha é a mesma do SIGAA. A Eduroam informou que está providenciando um tutorial. 

Eduroam

De acordo com a própria Eduroam, o principal benefício oferecido à comunidade acadêmica é a mobilidade, por meio da qual é possível conectar-se à rede wi-fi da sua instituição de ensino e pesquisa de toda parte do mundo, desde que haja pontos de acesso. Confira link informativo.

Se você já é usuário, basta ativar o wi-fi do seu computador, celular ou tablet para se conectar à rede sem fio de forma automática. Assim, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. Basta ativar o dispositivo e ficar on-line.

No Brasil, há hoje mais de 2.300 pontos de acesso, além de outros milhares distribuídos em cerca de 90 países. No mundo, é possível encontrar o Eduroam em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Veja o mapa da Eduroam no mundo.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário