Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Parceria entre BC e PPLP visa à difusão da literatura popular
conteúdo

Notícias

Parceria entre BC e PPLP visa à difusão da literatura popular

Programa de Pesquisa em Literatura Popular reúne pesquisas no Brasil e no exterior, com destaque para Literatura de Cordel e Conto Popular
publicado: 21/01/2019 08h46, última modificação: 18/10/2022 10h41

Unidade parceira da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), o Programa de Pesquisa em Literatura Popular (PPLP) nasceu com o objetivo de reunir trabalhos de pesquisadores em literatura popular, inclusive do exterior, para difundir essa literatura em suas mais variadas formas escritas e orais, como, por exemplo, a Literatura de Cordel  e o Conto Popular.                           

Fundado, em 1977, por professores do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da UFPB, o PPLP consiste em um centro de documentação e estudo de produções populares em diferentes linguagens. O trabalho envolve pesquisadores em língua portuguesa, libras e braille e poetas populares. O setor dispõe de uma cordelteca, uma xiloteca, um acervo de obras sobre literatura popular e um acervo de folhetos em braile, disponíveis para consulta, leitura e pesquisa.

Coordenado pela professora Alyere Silva Farias (alyere@gmail.com), o Programa de Pesquisa em Literatura Popular é um órgão suplementar da UFPB e está alocado, desde a sua criação, no 2º andar da Biblioteca Central. O PPLP é um órgão vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), sob a coordenação de um membro do DLCV.  

O PPLP também desenvolve ações de pesquisa e extensão, como a realização de pesquisas teórico-práticas sobre literatura popular; manutenção do acesso ao acervo; catalogação, digitalização e informatização do acervo de cordel; divulgação das pesquisas na área através de minicursos;  visitas escolares agendadas através do e-mail pplpcentral@gmail.com; promoção de eventos realizados em parceria com o PPGL e o DLCV e publicações de pesquisas sobre o popular. 

O Programa de Pesquisa em Literatura Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. Outros horários disponíveis a partir de agendamento por e-mail: pplpcentral@gmail.com.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário