Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Usuários da BC dispõem de máquina de autoatendimento
conteúdo

Notícias

Usuários da BC dispõem de máquina de autoatendimento

Equipamento adquirido em dezembro de 2018, interliga todas as coleções físicas e digitais, além de exibir eventos e programas
publicado: 04/02/2019 07h10, última modificação: 18/10/2022 10h41

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) disponibiliza aos usuários equipamento que possibilita o autoatendimento no processo de aquisição de livros. Desde dezembro de 2018, a linha SelfCheck 500, por meio da leitura de códigos de barra e de Identificação por Radiofrequência (RFID), vem otimizando o trabalho prestado pelo setor de empréstimo e devolução de livros.  O equipamento da empresa Bibliotheca dispõe de software quickConnect, facilitando o processamento de empréstimo e devolução de até seis livros.

Esse novo equipamento adquirido pela Biblioteca Central, na versão desktop, interliga todas as coleções físicas e digitais, exibe eventos e programas. A diretora da BC, Maria de Fátima Alves dos Santos (foto), explicou que o sistema de autoatendimento funciona como um caixa eletrônico de banco. “O acesso para empréstimo é liberado a partir da senha do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). No caso de devolução, o processo é ainda mais rápido já que não é necessário fazer login”, acrescentou. 

Maria de Fátima lembrou que a máquina, com custo estimado em R$ 70 mil, é resultado da premiação do concurso fotográfico do 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado em 2017, em Fortaleza, cuja temática era a evolução tecnológica nas bibliotecas.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário