Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Biblioteca > Portais de Pesquisa e Bases de Dados

Portais de Pesquisa e Bases de Dados

por costa filho publicado 29/01/2019 11h20, última modificação 10/12/2019 07h28

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

• Para acessar os portais abaixo, fora do ambiente de rede da UFPB, o usuário deve baixar e instalar o navegador Firefox UFPB. Em seguida, entrar com seus dados de login do SIGAA. Clique aqui para mais informações;
  • Para facilitar o acesso às bases de dados, a Biblioteca Central disponibiliza alguns tutoriais. Para ir à página dos tutoriais, clique aqui.
  • Para acessar o SciFinder é necessário cadastrar o e-mail institucional. Caso não possua e seja servidor (docente ou técnico-administrativo), solicite aqui. Aos discentes, o serviço pode ser acessado por meio do Portal Discente no menu Outros > Email institucional.

Biblioteca Virtual 3A Biblioteca Virtual – Pearson é um acervo digital composto por milhares de títulos, que abordam diversas áreas de conhecimento (administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras). Para acessar a Biblioteca você deve fazer o login no SIGAA da UFPB, e acessar esta  sequência no menu: Biblioteca >  Pesquisar Livros e Bases Digitais > Biblioteca Virtual Pearson. Conheça também o Manual de Uso da BV.

e-volution 11A biblioteca virtual E-volution disponibiliza acesso a e-books nas áreas da medicina, saúde, enfermagem, ciência & tecnologia, administração, economia, engenharias, Ti e computação, com idioma português.

dob lib 11A Dot.lib disponibiliza acesso a base de livros digitais Atheneu com diversos livros na área de Medicina e Ciências da Saúde, além de acesso a bancos de dados que trabalham com evidências e clinica médica: a Cochrane Library, a Cochrane Clinical Answer e a Essential Evidence Plus da Editora Wiley.

Minha Biblioteca 11A equipe da Minha Biblioteca informa sobre a atualização do catálogo do mês de dezembro/2018, já disponibilizado para download. Minha Biblioteca  é uma base de livros eletrônicos, em português, que reúne milhares de  títulos acadêmicos das diversas áreas do conhecimento.  Para acessar a Biblioteca você deve fazer o login no SIGAA da UFPB, e acessar esta  sequência no menu: Biblioteca >  Pesquisar Livros e Bases Digitais > Minha Biblioteca

target gedweb 111A Biblioteca Central disponibiliza através do sistema Target GEDWeb um  acervo de Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

ebook central 11A Ebook Central (EBC) é uma biblioteca digital que disponibiliza em sua coleção 238.183 ebooks. Possui interface simplificada, possibilidade de baixar livros inteiros e fazer buscas nos textos baixados em PDF, filtros de pesquisa na página de resultados e muito mais. Para ter acesso você pode usar a mesma ID da Ebrary, tendo apenas que redefinir a senha no primeiro acesso clicando em "Password Reset" na página de login.

Research Library 11O Research Library é um portal de periódicos eletrônicos da ProQuest, com coleção de 6.400 títulos disponíveis. Possui artigos em vários  idiomas e em mais de 150 assuntos diferentes. Permite download completo. A base contempla ainda revistas e jornais.

vlex 11A vLex é uma base de dados jurídica que integra livros, periódicos e revistas de todo o mundo com o texto completo, e também legislação e jurisprudência atualizadas de mais de 100 países. Trata-se de uma base de dados jurídica global que atualiza a informação diariamente e  que disponibiliza todos os conteúdos na Internet (inclusive os livros e periódicos).

Portal Capes 11O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Bib Virtual 11A BibVirtual (Biblioteca Virtual de Apoio à Aprendizagem da Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba) é um serviço de informações público, aberto à comunidade, tendo por finalidade disponibilizar materiais digitalizados em vídeo, áudio e  texto.

Educapes 11O portal EduCapes compila conteúdos educacionais abertos e disponibiliza através   do repositório de objetos de aprendizagem, material didático dos cursos do sistema    Universidade Aberta do Brasil (UAB). O conteúdo pode ser acessado gratuitamente por    cidadãos de todas as regiões do Brasil, através do endereço O repositório engloba em     seu acervo textos em formato PDF, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, vídeo-aulas, planos de aula e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta ou sob domínio público. É possível baixar os conteúdos ou usá-los online.

Portal Eletrônicos UFPB 11O Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB disponibiliza os periódicos científicos  elaborados ou gerenciados pelos pesquisadores da instituição para a comunidade científica  nacional e internacional.

Domínio Público 11O Portal Domínio Público constitui-se é um ambiente virtual que permite coleta, integração, preservação e compartilhamento de conhecimentos. Seu principal objetivo é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos),  já em domínio público ou que tenham sua divulgação autorizada.

REI 11No REI (Repositório Eletrônico Institucional) da Universidade Federal da Paraíba você encontra  produções acadêmicas de discentes (monografias, TCCs, relatórios de  Conclusão de  Curso), além da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de  informação de teses e dissertações das instituições de ensino e pesquisa brasileiras. O REI é uma iniciativa de  profissionais  da informação do CCEN, do Grupo de Pesquisas vinculado ao CNPq WRCO e do STI. Contato: ri@ufpb.br