Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O Brincar e a experiência educativa na pandemia

O Brincar e a experiência educativa na pandemia

por Ana Roberta Mota publicado: 26/05/2021 06h00, última modificação: 26/05/2021 07h57
Texto e imagem: Maria Vitória e Thaís Vasconcelos

O sexto encontro do curso “Contextos para o Brincar: brinquedoteca, meios virtuais e espaços exteriores” ocorreu no dia 19 de maio e, foi mediado pela prof.ª Dr.ª Blenda Carine Dantas de Medeiros, que abordou o tema: “A importância do brincar e a experiência educativa com as crianças no contexto da pandemia.”

A discussão, inicialmente, abordou a Teoria Histórico-Cultural e o brincar, trabalhando o brincar como atividade principal da criança no período pré- escolar, permanecendo como uma atividade potencializadora de desenvolvimento mesmo no processo de escolarização.

Para abordar a experiência educativa no contexto de pandemia, as possibilidades do brincar e os desafios do ensino remoto com as crianças, a professora Blenda trouxe sua experiência no Núcleo de Educação da Infância - CAp/UFRN, instituição que tem como objetivo criar um ambiente que oportunize a interação entre crianças e entre estas e os adultos, permitindo a vivência e construção progressiva.

Para conhecer o NEI: https://nei.ufrn.br/