Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Projetos PROBEX > Olimpíada Pessoense de Matemática 2020

Olimpíada Pessoense de Matemática 2020

por Ana Magyar publicado: 02/07/2020 15h50, última modificação: 06/07/2020 19h17

A olimpíada Pessoense de Matemática 2020 (OPM 2020) é uma olimpíada na área de ciências exatas que tem o objetivo de estimular jovens talentos na área de matemática e contribuir para a formação global dos estudantes envolvidos. É a continuação de um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Matemática do CCEN desde 1990. A OPM 2020 é um evento destinado a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas da região de João Pessoa e este projeto conta com uma série de atividades que envolvem também alunos de graduação e pós-graduação em matemática do CCEN-UFPB, além de professores de matemática das escolas envolvidas.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de ações direcionadas aos alunos do ensino médio e está especificamente relacionado à disciplina matemática. Queremos estimular a participação dos discentes em olimpíadas de matemática que visam proporcionar a construção do conhecimento teórico além de relações com situações quotidianas. A inclusão das olimpíadas na realidade da educação pública brasileira é incentivada pelo Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A promoção da Olimpíada Pessoense de Matemática na Paraíba contribui para a redução dos elevados índices de reprovação em Matemática e, aumenta o interesse nesta disciplina pois propõe uma abordagem dos conteúdos de maneira diferenciada e com maior interatividade. De fato, os problemas de olimpíada estimulam aos alunos a relacionar a matemática com situações-problema que são apresentadas de forma contextualizada e associadas a recursos pedagógicos para este fim. A capacidade de resolução de problemas matemáticos é fundamental para a formação de cientistas e tecnólogos. Em razão de deformações existentes no processo de ensino/aprendizagem de Matemática, este aspecto tem sido negligenciado pela maioria dos professores, que preferem investir no desenvolvimento de habilidades de cálculo e na aplicação mecânica de regras, em detrimento de habilidades necessárias na Resolução de Problemas, a exemplo do raciocínio lógico, da procura de estratégias e da capacidade de leitura e interpretação de dados.