Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Projetos PROBEX > Projeto Geo-Escola: o uso escolar dos produtos do sensoriamento remoto como recurso didático e pedagógico no estudo do meio ambiente

por Ana Magyar publicado: 02/07/2020 16h03, última modificação: 06/07/2020 19h17

O presente projeto está direcionado a Área de Educação, principalmente voltado à ações que viabilizem estratégias em todos os níveis educacionais, tendo em vista contribuir para a garantia de que a educação, a partir do uso escolar dos produtos do sensoriamento remoto no estudo do meio ambiente, seja viável para todos. A proposta está contida na linha de atuação "Educação de Qualidade", alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável (Agenda 2030), conforme item 6.1.4 do Edital PROEX N. 02/2020. As ações de extensão serão desenvolvidas em parceria com o Laboratório Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA/CCEN/UFPB) do departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba. O projeto de extensão denominado: "Projeto Geo-Escola: o uso escolar dos produtos do sensoriamento remoto como recurso didático e pedagógico no estudo do meio ambiente" objetiva contribuir com a melhoria do ensino escolar, através da divulgação e uso dos conhecimentos produzidos no ensino superior e na escola básica, promovendo uma aproximação e interlocução entre estas duas instâncias. Na universidade atuará em parceria com outros projetos de Iniciação à Docência à exemplo do Prolicen, Monitoria e PIBID, dando ênfase ao curso de Licenciatura em Geografia. A contemporaneidade trouxe no seu bojo mudanças paradigmáticas, dentre elas podemos destacar a forma de comunicação, a incrementação simbólica, na qual os meios de comunicação estão intrinsecamente relacionados ao contexto do ensino-aprendizagem. A evolução tecnológica tem, cada dia mais, um papel preponderante na apreensão do conhecimento, não se pode desvincular a realidade fora da escola do aprendizado formal. No presente momento, em que as mudanças se desenvolvem com muita velocidade, o incremento dos produtos das “novas” tecnologias à escola torna-se fundamental. A escola necessita incorporar no seu processo de ensino-aprendizagem, práticas que acompanhem esse cenário. Nesse contexto, o projeto visa colaborar com o uso dos produtos do sensoriamento remoto e geotecnologias no ensino, por meio do trabalho contínuo de formação docente e práticas de ensino realizadas através de ações que serão executadas nas escolas parceiras com docentes e discentes do ensino fundamental II.
A ideia de criação do PROJETO GEO-ESCOLA nasceu a partir das atividades dos projetos de extensão universitária “Cartografia Escolar: contribuições na formação do professor de geografia”, desenvolvido de 2010 a 2013, e em 2014 o projeto “EDUCART: A Cartografia Escolar: o uso dos produtos do sensoriamento remoto no processo ensino-aprendizagem de geografia”, em resposta aos editais PRAC/PROBEX/UFPB. Como resultados alcançados através das atividades dos projetos de extensão universitária, podemos citar, a criação de um laboratório-oficina que recebeu o nome de LABOCARTE (Laboratório de Cartografia Escolar), situado no Departamento de Geociências (hoje integrado ao LOGEPA/CCEN/UFPB) que serviu de apoio às atividades de extensão dos projetos, com aporte de contribuição ao desenvolvimento e conclusão de diversos trabalhos exigidos ao final do curso, em nível de graduação e pós-graduação em Geografia da UFPB. Entre eles as dissertações de Mestrado “Potencialidade e Limitações dos produtos de sensoriamento remoto para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia no ensino fundamental II”, em 2013, e “A Cartografia Escolar como metodologia na formação de professores de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba”, concluído em 2017, somando-se a estes, os trabalhos de conclusão de curso (TCC) “A Cartografia Escolar como instrumento para a formação docente no Ensino Fundamental II”, em 2011, e “Análise dos principais conceitos e instrumentos de cartografia, voltados para o ensino de geografia na escola estadual de ensino fundamental II Almirante Tamandaré em João Pessoa, PB”, conclusão em 2013, e “Os conteúdos cartográficos na formação dos professores de Geografia da UFPB”, finalizado em 2015. Nesse contexto, entre 2010 e 2017, foram levantados dados referentes ao ensino da geografia com o uso dos recursos cartográficos em escolas do Estado e Município de João Pessoa (PB). Os projetos tiveram como objetivos principais: colaborar na formação de professores de Geografia; tratar a polêmica questão da Cartografia no ensino de Geografia; melhorar o conhecimento dos professores de Geografia das escolas públicas de João Pessoa (PB); e melhorar o conhecimento dos professores de Geografia que formamos na Universidade Federal da Paraíba. Em 2019 demos continuidade aos projetos que vinham sendo realizados, com ampliação dos objetivos, em parceria com o Laboratório Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA/CCEN/UFPB), sob a Coordenação do Professor Dr. Antônio Carlos Pinheiro, e Laboratório de Cartografia Social (CCEN/UFPB), sob a Coordenação da Professora Msc. Araci Farias da Silva.