Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove jornada feminista

UFPB promove jornada feminista

publicado: 19/03/2019 16h13, última modificação: 19/03/2019 16h13

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a Jornada Feminista “Mulheres, resistências e universidade” a partir desta segunda-feira (18), nos quatro campi da instituição. Até o dia 29 deste mês, serão realizados debates, performances, mesas temáticas, exposições, rodas de diálogo, apresentações e cinedebate. As inscrições para cada atividade serão realizadas na hora. Todos participantes receberão certificado.

Hoje, na programação de abertura, às 19h, no Auditório do Centro de Educação, no campus-sede, em João Pessoa, serão discutidos, sob coordenação da professora Margarete Nepomuceno, o Fórum de Mulheres em Luta na UFPB enquanto espaço de resistência frente à atual conjuntura; a situação das mulheres negras em tempos de crise; e o cotidiano de opressões nas universidades públicas e a auto-organização como instrumento político feminista.

Na quinta (21), na Praça da Alegria, também no campus I, das 9 às 21h, ocorrerão, entre outras ações, abertura da exposição fotográfica “Campanha nota zero: assédio na universidade”, intervenção visual com oficina de cartazes e faixas, o experimento cênico “Quem disse que eu não posso sambar”, a peça teatral “elas não cederão”, varal poético e exibição de curtas feministas.

Em 26 de março, no campus III, em Bananeiras, das 9 às 17h, serão debatidas temáticas como saúde mental nas universidades e o fortalecimento de grupos e coletivos que viabilizem o empoderamento das mulheres nesses espaços institucionais. Além disso, ocorrerão oficinas de ginecologia autônoma, de transsexualidade e afetividade e de maternidade e universidade.

No dia subsequente, o campus II, em Areia, a partir das 14h, receberá a 1° Roda de Diálogo das Mulheres com discussões sobre direitos humanos das mulheres no Brasil e o direito e informação para o empoderamento de mulheres em áreas rurais. Às 19h, no Teatro Minerva, será proferida a palestra “O teatro no Brasil e em Areia”, pelo docente Mário Medeiros, e, em seguida, exibida a peça teatral “O último assalto de um casamento”. A programação do campus IV, em Rio Tinto, será divulgada em breve.

A Jornada Feminista é organizada pelo Fórum de Mulheres em Luta na UFPB, organização política feminista, auto-organizada, autônoma e deliberativa formada por estudantes, professoras e técnico-administrativas da instituição, em articulação com diversos grupos feministas em atuação na Paraíba. Mais detalhes da programação estão disponíveis na página e no evento do fórum no Facebook.

Fonte:
Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação