Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rodas de conversa debatem nesta quinta (10) os 130 anos da abolição da escravatura no Brasil

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintespb), promoverá rodas de conversa intituladas de “130 anos de abolição – As Áfricas que habitam em mim”, para debater a questão negra no Brasil, no Auditório da Reitoria, nesta quinta-feira, dia 10 de maio, das 9 às 17h, no campus I, em João Pessoa. As inscrições serão gratuitas e realizadas no local, com direito a certificado de 8 horas/aula. No formato de mesas-redondas, serão discutidos o abolicionismo, sob a perspectiva dos trajetos, das ações e dos avanços na área da educação, e o período pós-abolição, a partir da república, além do genocídio negro. Também haverá apresentações culturais e o lançamento do livro “Por uma educação para os novos tempos”, de Ariosvalber Oliveira, do Movimento Negro de Campina Grande. Até o dia 30, seguem exposições no hall do prédio da Reitoria, acerca da vida e da obra da feminista negra Lélia Gonzales; do processo de ensino/ aprendizagem de Biologia e a Lei 10639/2003 (que inclui, no currículo da Rede de Ensino, a temática "História e Cultura Afro-Brasileira"); e das contribuições de homens e de mulheres negras para a educação, ciência e tecnologia. “Esse evento tem o objetivo de reafirmar a luta dos negros deste País e de resgatar a ancestralidade da matriz africana no nosso povo", afirma a diretora de gênero, raça e etnia do Sintespb Edna Moraes, responsável pela conferência de abertura do evento. "Precisamos confrontar a violência e as diversas formas de opressão que negros sofrem nas ruas, no ambiente de trabalho. Também pretendemos discutir as políticas públicas que nos afetam negativamente, como a recente reforma trabalhista. Vamos desmistificar a abolição, que não foi dada, mas conquistada. Debateremos cotas, autodeclaração, acesso às universidades, genocídio dos jovens negros, configuração de novas famílias, questões de gênero. Desejamos desconstruir paradigmas e ocupar espaço no acadêmico”, argumenta a sindicalista.
publicado: 07/05/2018 19h28, última modificação: 07/05/2018 19h28

Confira a programação:

9h - Abertura: Edna Moraes da Silva. Sintesp UFPB, Diretora de Gênero, Raça e Etnia. Graduanda em Ciências das Religiões pela UFPB

9h30 - Apresentação cultural: Clayton Ferrer

10 às 12h - Mesa 1: Abolicionismo Educação: trajetos, ações e avanços

Nádia Farias Dos Santos. Pedagoga, mulher negra e ativista, professora substituta/UFCG/UEPB

Terlúcia Silva. Movimento de Mulheres Negras da Paraíba. Mestre em Ciências Jurídicas

Lucian Souza da Silva. Professor da rede Municipal de ensino. Doutorando em História pela UFPE

Moderadora: Edna Moraes da Silva. Sintesp UFPB, Diretora de Gênero, Raça e Etnia. Graduanda em Ciências das Religiões pela UFPB

14 às 16h30 - Mesa 2: Pós-abolição, república e genocídio 130 de resistência

Antonio Novaes. DBM/CCEN, PPGE e Neabi/UFPB

Ariosvalber de Souza Oliveira. Mestre em História/UFCG, integrante do NEAB-Í/UEPB e do Movimento Negro de Campina Grande