Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > EDITAL DO CONCURSO PARA ESCOLHA DA IDENTIDADE VISUAL DA SEMANA DE ANTROPOLOGIA DO CCAE/UFPB

Notícias

Concurso tendo por objetivo a escolha da identidade visual que resultará no material de divulgação (cartaz, banner, folder, ofícios, crachá, material digital, etc.) deste evento.

EDITAL DO CONCURSO PARA ESCOLHA DA IDENTIDADE VISUAL DA SEMANA DE ANTROPOLOGIA DO CCAE/UFPB

publicado: 01/08/2018 20h23, última modificação: 01/08/2018 20h23
O objeto do concurso é a escolha da identidade visual, que identifique a Semana de Antropologia CCAE/UFPB, a partir da proposta do evento e da sua temática. Idealizar, por meio de criação artística, a identidade visual que será utilizada na divulgação interna e externa da Semana de Antropologia CCAE/UFPB.

Do Prêmio

A Comissão Organizadora do evento premiará o autor da identidade visual escolhida com exemplares de livros de autoria dos professores do Departamento de Ciências Sociais do CCAEUFPB.

Da Temática

A Semana de Antropologia CCAE/UFPB, a ser realizada entre os dias 26 a 30 de novembro em Rio Tinto, na Paraíba, pretende promover o diálogo e trocas de experiências em trabalhos de campo de discentes e docentes da UFPB, com acadêmicos e profissionais de outras instituições. Ao propormos como temática do evento “Antropologia e Espacialidades”, estamos considerando reunir trabalhos que problematizam as múltiplas apropriações, representações e significações sociais, políticas e culturais dos espaços. Entendemos, pois, que as espacialidades operam como campos possíveis de inteligibilidade e sensibilidades e permitem entender como os processos antropológicos e históricos delineiam-se transformando as condições da existência humana. Ao nosso ver, empreender este caminho pressupõe pensar para muito além do espaço físico, enveredando pelo caminho das representações simbólicas expressas nos imaginários sociais cujos suportes se realizam em fotografias, na publicidade e na moda, nos lugares de memória, na crônica e na literatura, nas festividades populares e religiosas, nas cerimônias cívicas, no comércio, na produção rural, nas cartografias urbanas, nos corpos, nas interdições e proibições disciplinares, nos projetos higienistas, nos regimes sanitários, nas delimitações das fronteiras nacionais e étnicas, nos fluxos migratórios, no turismo, na gentrificação. Partindo dessas questões a Semana de Antropologia CCAE-UFPB: Antropologia e Espacialidades, pretende confirmar-se como um evento destinado a envolver alunos de graduação, de pósgraduação e pesquisadores que discutam temas relacionados à espacialidade em interface com as áreas de gênero, patrimônio, cidades, antropologia e saúde, antropologia visual, território, territorialidade, identidade, entre outras.

Das inscrições

A Identidade Visual deverá ser entregue em envelope contendo na parte externa somente o título “Concurso de Identidade Visual da Semana de Antropologia”. No interior do envelope deverá constar: a) Imagem em papel A4, nas versões preto e branco e colorida (quando for o caso); b) Ficha de inscrição (anexo 1); c) Resumo explicativo da arte, em no máximo uma página, mostrando objetivamente o seu significado e a relação com a Semana de Antropologia. O envelope deverá ser entregue na secretaria do curso de Antropologia, localizado na unidade de Rio Tinto do CCAE, entre os horários das 16 às 22hs, do dia seguinte à divulgação do edital, até 10/08/2018. No ato da inscrição os concorrentes devem verificar se consta no envelope os três itens e receber o recibo do funcionário, lacrando o envelope. As inscrições também poderão ser feitas virtualmente, enviando os documentos citados para o email semanadeantropologiaufpb2018@gmail.com

Dos concorrentes

Poderão concorrer ao presente concurso alunas(os) de graduação e/ou pós-graduação, matriculados em quaisquer cursos da Universidade Federal da Paraíba, podendo fazer inscrição coletiva ou individual do projeto; e membros da comunidade em geral. 

Da Comissão Julgadora

Os projetos apresentados serão julgados pela Comissão Organizadora do evento, formada por docentes e discentes do curso de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais do CCAE/UFPB.

Dos critérios de apreciação da Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora dos projetos efetuará a apreciação dos mesmos, selecionando o melhor, tendo em vista os seguintes critérios: 1. criatividade (visão inovadora de identidade visual), 2. Originalidade (desvinculação de outras identidades visuais existentes), 3. comunicação (transmissão da ideia com clareza e objetividade), 4. aplicabilidade (seja em cores ou preto e branco, em várias dimensões e sobre vários fundos).

Do Julgamento

A Comissão Julgadora apreciará unitariamente todos os projetos inscritos. Tendo em vista os critérios de apreciação, a comissão escolherá apenas um projeto. Os casos omissos não constantes deste Edital, serão resolvidos pela Comissão Julgadora. 1. Da Divulgação 2. A Comissão Julgadora fará a divulgação da identidade do autor/es do trabalho vencedor a todos os participantes via e-mail e através de notificação a ser colada no mural de avisos em frente à Coordenação de Antropologia. Os vencedores receberão a premiação e certificado. 3. Os demais projetos serão divulgados através de lista classificatória, apresentados nos mesmos meios (e-mail dos concorrentes e mural do curso). Todos os classificados receberão declaração de participação.

Dos direitos autorais

1. Com a inscrição no concurso, o concorrente assume que os Direitos Autorais sobre a confecção e exploração do projeto premiado serão de inteira propriedade da Semana de Antropologia, ficando, desde o momento em que for protocolada a proposta, implícita a aceitação dessa cessão de Direito Autorais por parte do autor do projeto vencedor; 2. Fica assegurado ao/à autor/a da proposta o direito de mencionar, sempre que necessário, a autoria da marca, para fins de divulgação ou comprovação de capacidade técnica; 3. Fica assegurada à Comissão Organizadora da Semana de Antropologia o direito de fazer alterações na arte vencedora no caso da necessidade de sua aplicação e/ou interpretação.

Do cronograma Inscrições:

Do dia seguinte à divulgação deste Edital, até o dia 10/08/2018. Resultado do Concurso: até 24/08/2018.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EDITAL COMPLETO.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents