Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Antropologia > Ementas

Ementas

por Antropologia publicado 28/09/2017 21h30, última modificação 28/09/2017 21h30

1.0           CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

 
1.1            Conteúdos Básicos do Núcleo Comum

01 – FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO
Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da antropologia. O princípio da alteridade. Trabalho de campo. Diversidade e cultura. Etnocentrismo. Os primórdios da antropologia. Os relatos dos viajantes. Ciências sociais versus ciências naturais. Animalidade versus humanidade. O Evolucionismo: os precursores da antropologia e as críticas posteriores.
 
02 – FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
As revoluções dos séculos XVIII e XIX (científicas, políticas e econômicas). O conhecimento cientifico: o debate do século XIX. A ciência da Sociedade. Os precursores da Sociologia. Comte, Durkheim e o Positivismo. Pressupostos teóricos e metodológicos. Conceitos básicos. Análise comparativa.
 
03 – FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO POLÍTICO
Estado e a sociedade em Platão e Aristóteles; Maquiavel e a política; o homem e o Estado em Hobbes, a tripartite do poder; a propriedade privada e a liberdade em Locke; o homem, a sociedade e o Estado em Rousseau. A democracia em Tocqueville.O estado para Marx.
 
04 - TEORIA ANTROPOLÓGICA CLÁSSICA
Antropologia Inglesa de Rivers à Malinowski. Antropologia Estadunidense: Franz Boas, Edward Sapir, Ruth Benedict e Margaret Mead.
 
05 - TEORIA SOCIOLÓGICA CLÁSSICA
O subjetivismo na escola alemã: Simmel e Weber. A síntese marxista. A escola de Chicago e a Sociologia americana. Pressupostos teóricos e metodológicos. Conceitos básicos. Análise comparativa.
 
06 – TEORIA DO ESTADO
Introdução à teoria política. Estudo da concepção de Estado no pensamento liberal e liberal-democrático. O Estado em Marx. O marxismo; a teoria de elite; democracia representativa e participativa; a crise de legitimidade e de representação do Estado contemporâneo. Teoria do estado mínimo: o neoliberalismo e a globalização. Cultura e política nos movimentos sociais contemporâneos.
 
07 - INTRODUÇÃO À ETNODOCUMENTAÇÃO
Oralidade, visualidade e escrita como modos de conhecimento e expressão. Advento dos aparelhos de fotografia e do cinema no século XIX. Introdução à história da fotografia e do cinema. A câmera como instrumento de pesquisa e criação. Desenvolvimentos atuais dos aparelhos de captação de imagem e som.
 
08 - TEORIA ANTROPOLÓGICA I
O racionalismo francês (das representações coletivas ao estruturalismo) e o estrutural-funcionalismo inglês (função e estrutura social). 
 
09 - TEORIA SOCIOLÓGICA CONTEMPORÂNEA
Principais escolas sociológicas do século XX. O Estrutural-Funcionalismo: Merton e Parsons. O Interacionismo Simbólico e suas derivações: Goffman. A sociologia de Norbert Elias. A sociologia de Pierre Bourdieu. A teoria de Michel Foucault. A teoria crítica da Escola de Frankfurt (Adorno, Horkheimer, Marcuse, Benjamin). A sociologia de Jürgen Habermas. A sociologia de Anthony Giddens.
 
10 – INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA VISUAL
Uso da fotografia no contexto de trabalhos antropológicos desde o século XIX: da antropometria à observação participante. A sistematização da antropologia visual em John Collier Jr. Introdução à história do filme etnográfico. Imagens, comunicação e cultura visual.
 
11 - TEORIA ANTROPOLÓGICA II
Conflito e mudança estrutural: Escola de Manchester e Edmund Leach; materialismo cultural; antropologia interpretativa; antropologia marxista; antropologia histórica; pós-modernismo; antropologia do colonialismo
 
12 - ANTROPLOGIA BRASILEIRA
O desenvolvimento do campo institucional e acadêmico da antropologia no Brasil. Os Museus. A etnologia indígena e a política indigenista. Estudos étnico-raciais. Estudos da sociedade nacional. O campo da antropologia no Nordeste. Temas urbanos e novos temas.
 
13 - MÉTODOS DE MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS
Pesquisa quantitativa nas Ciências Sociais. Classificação das variáveis. Medidas estatísticas descritivas. Apresentação de dados. Elaboração de questionários. Organização da informação em banco de dados. Noções de probabilidade. Distribuição Normal. Noções de amostragem. Testes de hipóteses. Teste Qui-Quadrado. Pacotes estatísticos para análise de dados
 
14 - MEMÓRIA, NARRATIVA E ORALIDADE
Memória e etnografia. Cultura e história oral, cultura popular e folclore. Narrativas orais e contemporâneas. Implicações epistemológicas e metodológicas da tradução de significados culturais na pesquisa etnográfica. A produção do conhecimento como projeto hermenêutico que tece um encontro de paradigmas (tradição e modernidade). Enfoque biográfico, memória e identidade. Cultura oral como forma de re-atualizar o passado e de re-interpretar o presente na linguagem da tradição. Registro visual, patrimônio imaterial e outras narrativas.
 
15 - ESTUDOS ETNOGRÁFICOS
A etnografia como esforço teórico-metodológico da Antropologia. Leituras de etnografias clássicas e etnografias contemporâneas. Os diversos estilos de produção e reflexão etnográficas
 
16 - ANTROPOLOGIA URBANA
A cidade moderna. Escola de Chicago. Comunidade versus sociedade. A antropologia urbana no Brasil. Vida cotidiana. A diversidade de temas da antropologia urbana: lazer e sociabilidade, representações do tempo e do espaço, juventude, religiosidade, cultura popular, movimentos sociais. Planejamento urbano. Patrimônio cultural. Cultura local/nacional/global. Aldeia/cidade/metrópole. Métodos e técnicas de pesquisa nas cidades.
 
17 - IDENTIDADE E RELAÇÕES INTERÉTNICAS
Teorias sobre o fenômeno étnico: primordialidade e instrumentalidade. Construção e manutenção da identidade. Fluxo cultural e organização social. Fronteiras.  Raça e etnia. Grupos minoritários. A questão da autenticidade. Etnicidade e território. Etnicidade e construção da nacionalidade.
 
18 - ESTUDOS AFROBRASILEIROS
Estudo das idéias e das relações étnico-raciais no Brasil. O lugar dos negros no processo histórico de construção da identidade brasileira. Raça, etnia e classe. Racismo, etnocentrismo e relativismo. Os negros e a construção da nação. Identidade nacional versus identidades particulares. Políticas públicas, movimentos sociais e manifestações culturais afrobrasileiras.
 
19 - PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
Iniciação aos conceitos de Patrimônio Material e Imaterial. Políticas Públicas do Patrimônio Cultural no Brasil. Gestão do Patrimônio e etnografia. Espaço público e cidades. Política do Patrimônio Imaterial – INRC. Desdobramentos do tema e novos horizontes de pesquisa antropológica.
 
20 - ETNOLOGIA INDÍGENA
História indígena, etno-história e historicidade. Organização social e parentesco. Organização doméstica. Organização política e dinâmica territorial. Dominação colonial, territorialização e poder tutelar. Atividades técnicas e econômicas. Lógicas de troca e outras formas de transação econômica e simbólica. Cosmologia e tradição de conhecimento. Natureza e cultura. Processos rituais e simbólicos. Relações interétnicas. Etnologia brasileira.
 
21 - LAUDOS ANTROPOLÓGICOS
Argumentação antropológica e argumentação jurídica. Legislação brasileira e internacional sobre povos indígenas, quilombolas e outras minorias. Diferença entre processos administrativos e jurídicos de definição de territórios. Identificação e delimitação de territórios. Estudos sobre etnicidade. Estudo e Relatório de Impacto Ambiental. Legislação brasileira sobre patrimônio cultural. Contextos e condições de pesquisa. Metodologia e técnicas de pesquisa. Implicações éticas.
 
1.2 ESTÁGIO CURRICULAR
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – Elaboração de projeto de pesquisa individual, de acordo com a habilitação escolhida. Início de trabalho de campo e mapeamento do contexto da pesquisa. Orientação de um professor tutor.  (6 créditos – 90hs) 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – Desenvolvimento de pesquisa: realização de pesquisa de campo e sistematização dos dados etnográficos. Orientação com professores tutores (6 créditos – 90hs)
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – Desenvolvimento de pesquisa e início da elaboração da monografia, inclusive com material audiovisual para alunos com habilitação em Antropologia Visual. (6 créditos – 90hs)
 

2.0           CONTEÚDOS COMPLEMENTARES

 
2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios do Núcleo Comum
 
01 – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Iniciação às práticas de construção do trabalho científico. O que é ciência social, antropologia, etnografia, etnologia e trabalho de campo. Observação das regras normativas de apresentação de resumo, resenha, artigo, sinopse, fichamento, ensaio. Realização de pesquisa bibliográfica e orientação para o uso da biblioteca. Estudo e aplicação das principais normas técnicas bibliográficas. Uso de técnicas audiovisuais
 
02 - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
Estudo das principais formas históricas do discurso filosófico e científico, desde as primeiras manifestações gregas até a atualidade. Conhecimento científico versus senso comum. Ciência versus Religião.
 
03 – SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM ANTROPOLOGIA
Métodos e técnicas de pesquisa em antropologia. Pesquisa de campo e observação participante. Etnografia. Diversidade de contextos de observação: aldeias, campos e cidades. Relação sujeito observado e observador. Instrumentos de pesquisa e coleta de dados: diário de campo, entrevistas, história oral e história de vida, etc. O uso da imagem na pesquisa antropológica. Ética no trabalho de campo.
 
04 - FORMAÇÃO ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
Estudos sobre a sociedade e as instituições coloniais no Brasil (cotidiano, escravidão, trabalho, religião, economia). Processo de construção da idéia de nação, enfocando as políticas de integração sócio-cultural (formação das fronteiras internas e externas, políticas linguísticas, raciais, culturais e identitárias). Industrialização e urbanização no século XX. Colonialismo interno (expansão da fronteira agrícola e migrações). Globalização e as dinâmicas atuais da sociedade brasileira.
 
05 -  LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Concepções de leitura e de escrita. A relação autor, texto e leitor. A sociologia da leitura e da escrita. A antropologia da leitura e da escrita. Estruturação e argumentação do texto oral e escrito – objetividade, correção, coerência e concisão. Abordagem e produção de diferentes gêneros textuais acadêmicos.
 
06 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Desenvolvimento da monografia, com a orientação de um professor tutor.
 
2.1.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios – Habilitação em Antropologia Social
 
01ESTUDOS RURAIS
Definição do objeto. Grupos corporados e estudos de comunidade. Campesinato e mundo urbano. Agricultores, pastores e pescadores: elementos de convergência e de diversificação. Atividades econômicas. Estudos de plantation. Grupo doméstico. Família e relações de compadrio. Lógicas de dominação. Relações patrono-cliente. Posse, propriedade e lógicas de herança. Sociabilidade e vida festiva. Visão de mundo, rituais e religiosidade. Campesinato e política.
 
02 – GÊNERO, CORPO E GERAÇÃO
Introdução aos estudos de gênero na antropologia. O pensamento feminista. Sexo, gênero, desejo. Poder e diferença. Sexualidades. Introdução às teorias do corpo na antropologia. Os recortes geracionais: juventude e envelhecimento.
 
03 - ANTROPOLOGIA POLÍTICA
Definição e conceptualização do campo do político; formas e instrumentos do exercício do poder; poder e dominação; poder e transação; conflito, mediação e mudança.
04 - ORGANIZAÇÃO SOCIAL E PARENTESCO
Diferenças entre organização social e estrutura social. Organização social e cultura. Organização social com base na escolha e com base na adscrição (relações de parentesco).  Os enfoques ao parentesco: teoria da aliança e da descendência.  Diferentes formas de parentela. Grupos endogâmicos e exogâmicos. Incesto e lógicas de classificação de parentes. Totemismo. Relação entre parentesco e localidade. Parentela e organização doméstica.
 
 
2.1.2 Conteúdos Complementares Obrigatórios – Habilitação em Antropologia Visual
 
01TÉCNICAS E ESTÉTICA DO AUDIOVISUAL I
Elementos visuais e sonoros: conceitos e formas. Suportes imagéticos. Registro sonoro. História da fotografia e do cinema. O documentário cinematográfico e o filme etnográfico. O roteiro: ponto de apoio para a produção audiovisual e para o desenvolvimento do conhecimento científico. Vertov, Flaherty, Rouch: o cinema de descobertas.
 
02 – TÉCNICAS E ESTÉTICA DO AUDIOVISUAL II
A manipulação da linguagem e o conceito de realidade e virtualidade. Hipermídia, sites, blogs: ferramentas da tecnologia a serviço da pesquisa científica. Produção audiovisual nacional e regional: modelos e referências. A prática da produção audiovisual como etapa do desenvolvimento de pesquisas. Novas leituras do audiovisual.
 
03 -  ANTROPOLOGIA VISUAL I
Advento da fotografia e do cinema e sua apropriação antropológica. Uso da fotografia no contexto de trabalhos antropológicos na primeira metade do século XX: Malinowski, Bateson e Mead. Implicações do uso da fotografia e do cinema na elaboração e publicação de trabalhos antropológicos. Primeiros filmes etnográficos. Enciclopédia cinematográfica alemã: Harald Schultz e outros. Sistematização da fotografia e do vídeo como método de pesquisa antropológica: John Collier Jr.
 
04 - ANTROPOLOGIA VISUAL II
Formação e desenvolvimento da Antropologia Visual. Desenvolvimentos do filme etnográfico: Robert Gardner, Jean Rouch e David MacDougall. Suportes e instrumentos condicionadores de novos objetos de estudo. Uso do vídeo como forma de comunicação intercultural.  Visualidade e sonoridade das artes integradas ao saber antropológico. Cultura e comunicação visual. Imagens em suportes digitais. Etnografia em hipermídias. Fotografia, cinema, televisão e internet como campos de estudos antropológicos na atualidade.
 
 
2.2           CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS
 
01 – PROCESSOS RITUAIS
Ritos de passagem. Liminaridade. Polissemia e multivocalidade dos símbolos. Ritos de instituição. Ritos de inversão. Rito, mito e história. Cosmologia, religiosidade e tradição de conhecimento. Ritual e racionalidades. Ritual e política.
 
02 - ANTROPOLOGIA ECONÔMICA E DA TECNOLOGIA
Abordagens formalistas e substantivistas do econômico. Lógicas de transação, de troca e de acúmulo econômico e simbólico. Organização doméstica e circuitos sócio-econômicos. A função da dádiva. Mercantilismo e capitalismo.  Lógicas de racionalização e temporalidades. Relações entre o material e o simbólico. Natureza e cultura. Processos e sistemas técnicos. Técnicas de uso, de produção e de aquisição. Tendência técnica e fato técnico. Relações técnicas e relações sociais. Cadeia operacional e processo de apropriação da “natureza”. 
 
03 - ANTROPOLOGIA DA ARTE
Modernismo e arte primitiva na formação do pensamento antropológico. Artes étnicas e turismo. Globalização e o mercado da arte. Antropologia da performance.
 
04 – ANTROPOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
A disciplina procura articular noções ampliadas de cidadania e direitos humanos às demandas de reconhecimento de populações tradicionais. Partindo da análise da noção de humanidade, trabalhará com conceitos universalmente reconhecidos como a cidadania formal e demandas singulares de minorias sociais e étnicas que, em muitos casos, se confrontam no plano legal. Direitos humanos de gênero e geracionais.
 
05 – LAZER E SOCIABILIDADE URBANA
Sociabilidade, sociedade e socialidade. A dinâmica cultural nas cidades. Casa e rua. Público, privado e doméstico. Centro e Periferia. As diferentes concepções de lazer, tempo livre e tempo liberado. Lazer e trabalho. Festas. Manifestações religiosas. Diferenças de classe, gênero e geração.  
 
06 - ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA
O tempo nas abordagens antropológicas. O difusionismo e o particularismo histórico. Abordagens ideográficas e nomotéticas. Diferenças entre abordagens diacrônicas e processos históricos. História social, Micro-história e Antropologia. Mito e História. História, processo e estrutura. 
 
07 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
Antropologia filosófica e filosofia. A formação dos humanismos: Humanismo greco-romano, cristão, renascentista. O Homem na Filosofia Moderna e Contemporânea. O homem e as ciências do homem: o homem na perspectiva psicológica, social e histórica; constituição materialista ou espiritualista do homem; a pessoa humana; a liberdade. O homem e o projeto humano. Cultura, ciência e civilização
 
08 - ANTROPOLOGIA E COMUNICAÇÃO
Processos e teorias de comunicação nas sociedades humanas. Os diversos modos de comunicação. Contexto de produção e recepção dos sistemas de comunicação. Comunicação dos povos indígenas, afrobrasileiros e da cultura popular. Iconografia. Semiótica. Representações icônicas e verbais (analógica e digital).
 
09 – INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA
Iniciação sobre o estudo da fotografia abordando a linguagem, técnicas de utilização do equipamento fotográfico, a fotografia como apreensão do real, a fotografia como instrumento documental no âmbito da pesquisa e na relação de alteridade refletir sobre o direito à imagem.
 
10 - ANTROPOLOGIA E LITERATURA
Interfaces da antropologia com estudos literários. A construção da diferença e da alteridade na literatura brasileira e internacional. As fronteiras entre arte e ciência na escrita antropológica. A autoria na escrita antropológica e na produção literária.  
 
11 - TERRITÓRIO E MEIO AMBIENTE
Dinâmica territorial, construção do território e territorialidade. Processos de territorialização, desterritorialização e re-territorialização. Organização política e espaço geográfico. Território, Estado e grupos étnicos. Morfologia social. Ecologia doméstica. Ecologia política. Atividades técnico-econômicas  e meio-ambiente. Impactos sociais e ambientais nas políticas estatais de territorialização.  
 
12 – INGLÊS INSTRUMENTAL
Introdução e prática das estratégias de compreensão escrita que possibilitem uma leitura mais eficiente e autônoma de textos variados, bem como de textos pertinentes a área de estudo dos alunos.
 
13 - SOCIOLOGIA BRASILEIRA
Origens do pensamento social brasileiro. A Escola sociológica do Recife. Gilberto Freyre e a formação da sociedade brasileira. Sérgio Buarque de Holanda. Caio Prado Júnior. A escola Paulista de Sociologia: os franceses e os americanos (Bastide e Pierson). A transição para a sociedade industrial: Costa Pinto, Fernando Azevedo, Florestan Fernandes. A questão do desenvolvimento. A revolução burguesa. A modernização autoritária e a diversidade cultural. A teoria da dependência. Desdobramentos recentes da sociologia no Brasil.
 
14 - MOVIMENTOS SOCIAIS E TEORIAS DO RECONHECIMENTO
Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. Características e abordagens “dos novos movimentos” sociais. Identidades (gênero, raça, etnia, etc.). Movimentos ambientalistas. Cidadania e democratização do Estado. Práticas cotidianas de resistências e ação coletiva. Cultura, cotidiano e ação política. Teoria do Reconhecimento (Axel Honneth, Nancy Fraser, Charles Taylor).
 
15 – LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DOS SINAIS
Definição e classificação da surdez. Abordagens educacionais na educação do surdo. LIBRAS e a educação bilíngüe. A educação precoce. Aspectos reabilitadores (métodos - sistemas de intervenção). Aspectos educativos da surdez - adequação curricular. Visão crítica das metodologias abordadas. Eixos temáticos: O contexto da Escola Brasileira. A sala de aula. Ensino de LIBRAS.
 
2.3. CONTEÚDOS COMPLEMENTARES FLEXÍVEIS
 
01 – TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA I
Por se tratar de conteúdo flexível, a ementa é aberta para se adaptar às necessidades de formação dos alunos.
 
02 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA II
Por se tratar de conteúdo flexível, a ementa é aberta para se adaptar às necessidades de formação dos alunos.