Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

por CODEINFO publicado 22/10/2019 16h04, última modificação 22/10/2019 16h20

APRESENTAÇÃO

Nesta seção são apresentadas as perguntas e respostas mais frequentes da sociedade acerca do funcionamento da UFPB. Para facilitar o acesso, as perguntas e respostas serão divididas de acordo com os itens do menu da página principal.
 
Data da última atualização: 22/10/2019
 

Institucional

Quais os horários de funcionamento dos Órgãos e Unidades da UFPB?
 
Para consultar os horários de funcionamento dos Órgãos e Unidades da UFPB basta acessar o item Institucional, em seguida clicar em Horários de atendimento e buscar a unidade pretendida.
 
Como obter informações acadêmicas da UFPB?
 
As informações de caráter acadêmico estão todas reunidas na Portal Público do SIGAA. Lá é possível ter acesso a diversas informações relacionadas a ensino, pesquisa e extensão.
 

Ações e Programas

Quais os programas de Assistência Estudantil que a UFPB oferece?
 
Os programas de Assistência Estudantil ofertados pela UFPB são basicamente: Residência Universitária, Restaurante Universitário, Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte e Auxílio Creche. Para maiores informações sobre esses programas, acesse a página de Auxílios à Permanência ofertados pela PRAPE (Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante).
 
Como posso participar deles?
 
A estrutura da UFPB dispõe de uma Pró-reitora destinada exclusivamente para tratar dos programas de Assistência Estudantil. A PRAPE disponibiliza diversas informações como editais e demais dados sobre seleções para ingresso nesses programas. Para acessar a página da PRAPE, clique aqui.
 
A UFPB desenvolve atividades de Extensão?
 
Sim. Para ter acesso às ações, programas, projetos, cursos, eventos e produtos relacionados à Extensão desenvolvidos pela UFPB clique aqui e depois selecione a aba "Extensão".
 

Auditoria

 
A UFPB divulga seus Planos e Relatórios de Auditoria Interna - PAINT / RAINT?
 
Sim. Através de seu Portal de Acesso à Informação, no item "Auditorias", é possível acessar os últimos PAINTs e RAINTs divulgados pela Auditoria Interna da UFPB, além de Relatórios de Auditoria da Controladoria Geral da União - CGU e o julgamento das contas da Instituição pelo Tribunal de Contas da União. Para ter acesso a todas essas informações, clique aqui.
 

Receitas e Despesas

Como consultar as despesas realizadas pela UFPB?
 
No Portal de Acesso à Informação da UFPB existe uma página específica no menu principal denominada "Receitas e Despesas", onde é possível acessar não só as despesas de forma detalhada (incluindo até mesmo informações do empenho), mas também as receitas e os gastos com diárias e passagens efetuados pela Instituição. Para acessar a página clique aqui.
 
A UFPB divulga suas despesas com pessoal?
 
Sim. Em atendimento às normas legais vigentes, a UFPB divulga a ficha remuneratória através da página "Servidores", também localizada em seu Portal de Acesso à Informação.
 

Licitações e Contratos

 
Como ter acesso aos documentos relacionados às Licitações?
 
O Portal de Acesso à Informação da UFPB disponibiliza uma página voltada para Licitações e Contratos realizados no âmbito da UFPB, incluindo por sua vez informações sobre as notas de empenho. A consulta pode ser realizada através de dois portais distintos, o do SIASG (Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais) e o do Portal de Transparência do Governo Federal. Na mesma página estão disponíveis os links para as páginas das Unidades Gestoras da UFPB que publicam na íntegra os Contratos firmados pela Instituição.
 

Servidores

É possível saber a quantidade de códigos de vagas disponíveis de um determinado cargo? Como ter acesso ao Quadro de Referência dos Servidores Técnico-administrativos (QRSTA) da Instituição?
 
De acordo com o Decreto nº 7.232/2010, as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) devem divulgar o QRSTA em periodicidade semestral, no entanto a UFPB, tendo em vista o grande número de pedidos de informação nesse sentido, disponibiliza o documento trimestralmente. Para ter acesso ao documento mais recente, clique aqui.
 
A UFPB divulga os valores recebidos por servidores a título de diárias e passagens?
 
Sim. Em atendimento às disposições da LAI (Lei de Acesso à Informação), a UFPB disponibiliza, através da página de Servidores de seu Portal de Acesso à Informação, diversos dados sobre os servidores da Instituição, sejam eles permanentes, sem vínculo, cedidos (cargo, função, ficha de remuneração, lotação) ou terceirizados (cargo, número do contrato, carga horária, unidade de prestação de serviço). Para acessar a página, clique aqui.
 
No momento encontro-me classificado (a) em um concurso público com prazo de validade vigente e desejo saber se a UFPB tem interesse em realizar aproveitamento de candidato aprovado em outra IFES.
 
Informações sobre aproveitamento de vagas de outros concursos pela UFPB podem ser obtidas diretamente em contato com o setor de Divisão de Seleção e Provisão, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (DSP/PROGEP) através dos canais: 
-Endereço eletrônico: http://www.progep.ufpb.br/progep/contents/documentos/manual-do-servidor/aproveitamento-de-concurso-tecnico-administrativo-dsp.pdf/view
- E-mail: dsp@progep.ufpb.br
- Telefones: (83) 3216-7068; (83) 3216-7180; 3216-7017; ou
- Endereço: Cidade Universitária, Prédio da Reitoria, 1º Andar. CEP: 58051-900 João Pessoa, Paraíba.
 
A UFPB divulga informações a respeito dos concursos públicos realizados pela Instituição?
 
Sim, através do Portal de Acesso à Informação, no item "Servidores", existe um link denominado "Concursos Públicos", pelo qual o usuário tem acesso a editais, além de procedimentos para posse e contratação. Acesse a página clicando aqui.
 

UFPB em Números

 
Como informar-se sobre os dados quantitativos mais gerais da UFPB?
 
A UFPB disponibiliza em seu Portal de Acesso à Informação o item "UFPB em Números". Nele é possível ter acesso aos dados quantitativos mais gerais da Instituição, a exemplo de quantidade de servidores, discentes, cursos, vagas ofertadas, dentre outras diversas. Confira clicando aqui.