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Candidaturas

por Caio Martino publicado 24/05/2016 09h41, última modificação 10/07/2019 09h24
Informações gerais

 

Data limite de candidatura para o semestre 2019.2 English Version.png

02 de agosto de 2019.
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Temos muito prazer em receber alunos estrangeiros na UFPB. Recomendamos que o interessado em se submeter à candidatura a um período de mobilidade na UFPB leia atentamente todo o conteúdo dos sublinks relacionados a "Incoming Students", o que deverá solucionar a maioria das dúvidas com relação a esse processo. Caso alguma dúvida persista, não hesite em encaminhá-la a:

aos cuidados de Wellington Guimarães.

  • IMPORTANTE!! Candidato a práticas/internato em Medicina, clique aqui!


A AAI lida mais diretamente com o processo de acolhimento de alunos de graduação. Caso você seja um candidato de pós-graduação, consulte-nos sobre o processo. Para entender melhor como funciona a pós-graduação na UFPB, clique aqui.

As datas para o semestre 2019.2 são as seguintes:

Início das aulas: 15 de outubro, 2019.
Interrupção de fim de ano/férias dos professores: 17 de dezembro, 2019 a 31 de janeiro, 2020.
Reinício das aulas: 01 de fevereiro, 2020.
Término das aulas: 01de abril, 2020.

Exames finais (somente para alunos que não alcançarem a média final 7,0 nas avaliações aplicadas/feitas durante o semester: 02 a 08 de abril, 2020.

Data limite de candidatura para o semestre 2019.2: 02 de agosto de 2019.

Abaixo você encontra a documentação necessária para formalizar uma candidatura de graduação à UFPB, a qual deve ser enviada somente por e-mail para
Nota: Não é necessário enviar a documentação de candidatura por correio postal.

Importante! Para evitar inconvenientes, certifique-se de que todos os documentos exigidos foram juntados — no formato indicado — antes de enviar. Caso haja documento(s) faltando, a candidatura poderá não ser processada.
Clique aqui para ter acesso a um checklist dos documentos, para que você não se esqueça de nada antes de nos enviar o pacote de documentos.

1.  Formulário de candidatura. Clique aqui para obter a versão atualizada em 10 de julho de 2019.
Obs: preenchido no computador, digitado, em formato .doc; não enviar PDF;
2. Declaração comprovando que o aluno encontra-se regularmente matriculado na Universidade de origem.
Obs: devidamente assinado e carimbado pelo setor responsável pela emissão.
3. Histórico Escolar atualizado.
Obs: devidamente assinado e carimbado pelo setor responsável pela emissão.
4. Carta de nomeação da universidade de origem.
Obs: emitida pelo setor de relações internacionais.
5. Plano de Estudos aprovado pela Universidade de origem.
Obs: assinado pela Coordenação Acadêmica -- e também pela Coordenação Institucional, se for o caso.
6. Carta de Motivação emitida pelo próprio aluno.
Obs: Em português.
7. Cópia do passaporte
Obs: em formato PDF, colorido, 300 dpi.
8. (para alunos não lusófonosCertificado, ou documento equivalente, de proficiência em língua portuguesa nível intermediário (B1 CEFR — Quadro Europeu de Referência para Línguas). 
Obs: A partir de Junho de 2014, qualquer Certificado ou Declaração emitida por examinador/professor qualificado de Língua Portuguesa servirá como comprovação de Proficiência Linguística.
Entretanto, é de total responsabilidade do aluno corresponder ao nível linguístico declarado na declaração que venha a apresentar,  além de ser capaz de seguir as disciplinas em Português.
9. Seguro-saúde*
Obs: A apólice poderá ser apresentada pelo estudante, mais tardar, na sua primeira visita ao escritório de Relações Internacionais da UFPB.


Importante! De acordo com os termos do Acordo de Cooperação Acadêmica, os alunos devem contratar um seguro de saúde/viagem internacional. Recomendamos cobertura para evacuação, repatriação e transporte de corpo, além da cobertura de saúde/acidentes, incluindo danos (físicos e materiais) causados a terceiros.


* Estudantes portugueses poderão se beneficiar do Acordo BRASIL-PORTUGAL de Previdência Social com direito à Assistência Médica em caso de residência temporária ou definitiva em outro país, devendo, para tanto, se dirigir ao escritório de representação do Ministério da Saúde da sua cidade, ou da capital, para se cadastrar no referido Programa de Assistência, apresentando a documentação e procedimentos exigidos.